O futebol capixaba fez bonito no Brasileirão Série D. Com as vitórias de Rio Branco e Porto Vitória neste sábado (19), pela penúltima rodada da fase de grupos, o time capa-preta assegurou a vaga na fase mata-mata e o Verdão da Capital seguiu vivo na briga pela classificação.
O alvinegro venceu o Boavista, fora de casa, por 2 a 0, com gols de Breno Melo e Carlinhos, aos 17 e 44 minutos do segundo tempo. Com o resultado, a equipe chegou aos 23 pontos no Grupo A6 e não pode mais ser alcançada pelos rivais que estão fora do G-4, faltando uma rodada para o fim da primeira fase.
Além disso, o capa-preta garantiu a segunda posição na chave e enfrentará, na segunda fase, o terceiro colocado do Grupo A5, que no momento é o Luverdense/MT. Na 14ª rodada, o Rio Branco joga contra o Maricá em casa, no próximo sábado, às 16 horas.
Já o Porto derrotou o Pouso Alegre no Kleber Andrade por 3 a 0 e chegou aos 16 pontos, na sexta posição, dois atrás do quarto colocado Águia Santa. Os gols da equipe capixaba foram marcados por João Paulo, aos 37 minutos do primeiro tempo, Thallyson, aos dois, e Rossetto, aos cinco da etapa final.
Na última rodada, o Verdão visita o Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e precisa vencer, além de torcer contra os rivais diretos para avançar de fase. A partida está marcada para o próximo sábado, também às 16 horas.
Empate na primeira semifinal da Copa ES
Real Noroeste e Vitória começaram a decidir uma vaga para a final da edição 2025 da Copa Espírito Santo. Na tarde deste sábado, no jogo de ida das semifinais, disputado no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, os times ficaram no empate em 0 a 0.
No primeiro tempo foi o Real Noroeste quem criou as melhores oportunidades. O time de Águia Branca chegou a abrir o marcador com o atacante Italo, mas, após a revisão do VAR, a arbitragem invalidou o lance, por uma posição irregular de Caxito, que participou do lance.
Na etapa final, foi o Vitória quem teve mais atitude. O Alvianil também esteve muito perto de tirar o zero do placar, mas o atacante Tony Ribeiro isolou uma cobrança de pênalti.
Com o resultado de 0 a 0, na ida, quem vencer o jogo da volta garante a vaga para a final da Copa Espírito Santo. Em caso de um novo empate, a decisão do classificado será nas cobranças de pênaltis.
O segundo e decisivo jogo das semifinais da Copa Espírito Santo, entre Vitória e Real Noroeste, acontece no próximo sábado, às 15h, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira. O futuro campeão da Copa ES garante vaga para a Série D do Brasileirão 2026.
Na outra semifinal, Desportiva e Porto Vitória fazem o primeiro jogo nesta terça-feira (22), às 19h, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.