Atual campeão, o Porto Vitória está novamente na decisão da Copa Espírito Santo. Na noite desta terça-feira (29), no jogo de volta das semifinais, disputado no estádio Kleber Andrade, o Verdão da Capital derrotou a Desportiva Ferroviária, por 2 a 1.
Como na ida o time grená havia vencido por 1 a 0, a decisão da vaga foi para as penalidades e o Porto saiu vitorioso por 4 a 3.
Com a necessidade de vencer, para ao menos levar a disputa da vaga para os pênaltis, o Porto Vitória abriu o placar logo aos nove minutos, com o atacante Rossetto. A Desportiva Ferroviária empatou aos 18, em uma penalidade cobrada pelo meia João Paulo.
Nos acréscimos, o Verdão da Capital perdeu o lateral Willian Simões, que deixou o estádio na ambulância, após um choque com Lucas Barboza. O jogo ficou paralisado e quando retornou, o Porto voltou a ficar em vantagem, com um gol do lateral Thainler.
No segundo tempo, a partida caiu tecnicamente e a decisão foi para as cobranças de pênaltis. Nas penalidades, Rossetto, Dioran e Douglas Santos converteram para o Porto Vitória, enquanto Alison Ribeiro teve a cobrança defendida por Allan Camilatto e Thainler bateu para fora.
O Verdão ficou perto da derrota, mas uma defesa do goleiro Aydhan, na última cobrança de Chrismar, da Desportiva Ferroviária, manteve o time vivo na disputa. Nas alternadas, Weslen cobrou para fora e o lateral Thallysson marcou o penal que classificou o Porto.
Pelo lado da Tiva, Vitinho também desperdiçou a sua penalidade, enquanto João Paulo, João Guilherme e Pedro Botelho converteram.
O Porto Vitória vai decidir o título contra o Vitória. O Alvianil de Bento Ferreira conquistou a vaga com uma vitória por 2 a 0 contra o Real Noroeste, no Salvador Costa. Na ida, os times empataram em 0 a 0, no José Olímpio da Rocha.
O título da Copa Espírito Santo será decidido em jogo único, realizado no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no domingo (3), às 17h. De acordo com o regulamento, em caso de empate, a definição da taça será nas cobranças de pênaltis. O futuro campeão da Copa ES garante vaga para a Série D do Brasileirão 2026.