Depois de mais de um mês longe dos gramados, Neymar voltou a participar de uma partida pelo Santos nesta quinta-feira (10) e deu show: um gol de pênalti, uma assistência para Guilherme, bons passes e até chapéu.
Em 45 minutos em campo, o camisa 10 conduziu a vitória santista por 3 a 1, que também teve gol de Diego Pituca. A Desportiva Ferroviária, que luta no ano para conseguir vaga em campeonato nacional, descontou com Mariano em vacilo da zaga santista.
O Santos dominou as ações do primeiro tempo, deixando Gabriel Brazão sem sequer trabalhar embaixo das traves alvinegras. Com Neymar inspirado e dono de bons passes, o Peixe chegou com Barreal, Guilherme e Escobar, mas foi do camisa 10 o primeiro gol, de pênalti, após falta sofrida na área por Souza. Guilherme ampliou com passe de Neymar.
Na etapa final, o técnico Cléber Xavier trocou os 11 jogadores e viu a Desportiva Ferroviária diminuir, aos 19 minutos, em uma cabeçada do volante Mariano.
Logo após o gol, o atacante Robinho Jr, filho do ídolo santista, fez seu primeiro jogo com a equipe principal do Santos, aos 17 anos, e ostentando a camisa 7, que foi de seu pai, atualmente preso. Em sua estreia, o jovem deu assistência para Diego Pituca fechar o placar.
No fim da partida, um tumulto. Seguidas invasões de campo por parte de torcedores presentes no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, culminaram com o término da partida precoce: aos 41 minutos, o árbitro encerrou o jogo e orientou os times a seguirem aos vestiários. Neymar foi o primeiro, escoltado por seguranças.
Na sequência da temporada 2025, a Desportiva Ferroviária volta a campo no domingo, às 19h, quando recebe o Rio Branco VN, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Espírito Santo.
O Santos, que teve o clássico contra o Palmeiras adiado, retorna ao Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, às 20h, contra o Flamengo, na Vila Belmiro.
Vitória Cup
Além do triunfo do Santos sobre a Desportiva Ferroviária, a Vitória Cup 2025 teve outros quatro jogos disputados: a Tiva perdeu para o Banfield, por 1 a 0, e para o Defensa y Justicia, por 2 a 1. O Cruzeiro foi derrotado pelo Defensa, por 1 a 0, e venceu o Banfield, por 1 a 0.