quinta-feira, 25 de junho de 2026

Estrelas e nova geração brilham no Brasileiro de Judô em Vitória.

 

O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô realizado em Vitória levou ao tatame do Ginásio Tancredão uma mistura de gerações com jovens judocas despontando no cenário nacional e velhos conhecidos prestigiando este que é um dos principais eventos da modalidade.

Destaque para a participação da campeã olímpica e bicampeã mundial Rafaela Silva, que se desafiou a conquistar o título brasileiro nos 70kg e cumpriu a meta com show no tatame.

Uma semana após conquistar o título no Pan de Santiago e se tornar a única judoca do Brasil campeã olímpica, mundial e pan-americana, Rafaela voltou ao Brasil e teve poucos dias para se recuperar da viagem.

Optou por lutar o Campeonato Brasileiro pelo terceiro ano consecutivo em uma nova categoria, o peso médio 70kg, que é dois pesos acima do seu peso real, o Leve (57kg).

“A gente sabe da filosofia e da mentalidade dos japoneses. Lá a gente vê peso ligeiro lutando no absoluto e aqui eu tive isso como um desafio. Vim me desafiar. Eu subi duas categorias e consegui sair daqui bem satisfeita com desempenho. Tinha bastante atleta canhota, que é o que eu preciso treinar, e não tem tantas atletas assim no meu clube, um pouco mais pesadas. Então, eu consegui alinhar meus golpes para esse tipo de situação e acho que vai me ajudar na minha categoria. Eu sempre me desafio pensando no meu futuro e na minha categoria”, explicou Rafa após vencer três lutas por ippon.

Ela estreou com vitória sobre Nathália Arruda, do Mato Grosso do Sul. Depois, passou por Pâmela Palma, de São Paulo, nas punições. E, na final, venceu Gabrielle Ferreira, do Rio de Janeiro, por ippon.

“Eu conheço as meninas, a Gabi é do Rio, do meu antigo clube. E elas brincaram comigo, perguntaram o que eu estava fazendo, que se pesasse abaixo da categoria iam mandar me cortar e falaram que esperam que no ano que vem eu venha no 78kg, não no 70kg”, brincou Rafaela, já descartando a possibilidade de se arriscar no meio-pesado.

Conexão Santiago/Vitória

Quem também pegou a conexão de Santiago direto para Vitória e brilhou foram Kayo Santos (100kg) e Gabriel Falcão, que também lutou em outra categoria e se deu bem.

Campeão pan-americano no 73kg na semana passada, Falcão subiu para o 81kg especialmente nesse Brasileiro e venceu todas as lutas até a final contra seu conterrâneo Pedro Medeiros.

Kayo, por outro lado, manteve-se no meio-pesado (100kg) e conquistou seu primeiro título brasileiro sênior logo em sua primeira participação, mantendo a boa fase que lhe rendeu o bronze em Santiago.

“Eu estou muito feliz por ter conquistado esse meu primeiro título brasileiro no sênior, vejo que estou conseguindo evoluir na categoria, muito feliz pela minha competição e resultado. Santiago foi um ritmo muito grande para eu chegar aqui bem também e sair com essa medalha”, comemorou Kayo.

Título inédito por equipes
As disputas individuais aconteceram na sexta-feira (10). Já no sábado (11) foi a vez da competição por equipes.

E a seleção de Minas Gerais conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro Sênior por Equipes Mistas. Na decisão, os mineiros bateram a equipe do Rio Grande do Sul por 4 a 1.

Na campanha pelo título, Minas bateu o Paraná (4 a 0), Mato Grosso do Sul (4 a 2) e superou o Rio de Janeiro (4 a 0), na semifinal. Do outro lado, a equipe do Rio Grande do Sul saiu de bye na primeira rodada e estreou com vitória sobre Pernambuco (4 a 0), nas quartas-de-final. Na semifinal, os gaúchos bateram o Mato Grosso (4 a 1) e avançaram à decisão.

O confronto pelo ouro começou com vantagem para o Rio Grande do Sul, com vitória de Kátia Alves (+70kg), nas punições, sobre Victoria Oliveira. Mas, a equipe de Minas engatou uma reação com quatro vitórias seguidas e liquidou o duelo.

Juscelino Nascimento (+90kg) bateu Leonardo Lopes por ippon; Shirlen Nascimento (57kg) finalizou Ketelly Alves com chave de braço; Julio Koda Filho (73kg) marcou um waza-ari no Golden score contra Gabriel Genro e, por fim, Sarah Nascimento (70kg) bateu Eduarda Rosa, nas punições.

Matéria relacionada

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) pela morte do engenheiro João Paulo Sampaio dos Reis, de 47 anos, ocorrida em um acidente de tirolesa no Morro do

Cariacica celebra 136 anos com desfile cívico na Avenida Expedito Garcia nesta quarta-feira

Cariacica celebra 136 anos com desfile cívico na Avenida Expedito Garcia nesta quarta-feira

Cariacica vai comemorar os 136 anos de emancipação política com um desfile cívico na quarta-feira (24), às 8h30, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. O evento reunirá estudantes, instituições,

Greve nacional dos garis é suspensa após assembleia e lixo volta a ser recolhido no ES

Greve nacional dos garis é suspensa após assembleia e lixo volta a ser recolhido no ES

A greve nacional dos garis que teve início nesta segunda-feira (22) foi suspensa um dia depois após uma reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT-Contracs

Triatletas capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade

Triatletas capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), alcançaram resultados expressivos no último sábado (20) durante a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro

Garis vão fazer passeata e dizem que greve será mantida em mais de 20 cidades do ES

Garis vão fazer passeata e dizem que greve será mantida em mais de 20 cidades do ES

Garis e coletores de lixo em todo o País estão em greve desde esta segunda-feira (22). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *