A Desportiva Ferroviária estreia na Vitória Cup, nesta quarta-feira (2), contra o Banfield, no Engenheiro Araripe. Dividindo as atenções entre o torneio amistoso e a Copa Espírito Santo, considerada como prioridade da Locomotiva, o técnico Rodrigo César confirmou força máxima frente ao rival argentino.
O grande objetivo da Desportiva Ferroviária, após a eliminação no Campeonato Capixaba, é o título da Copa Espírito Santo. O torneio garante a última vaga do estado capixaba para a Série D 2026. Sob essa ótica de prioridade, a Tiva vive um dilema: aproveitar o torneio de grande visibilidade ou privilegiar a competição principal no calendário grená? Para essa pergunta, Rodrigo César tem uma resposta inicial bem construída.
“A gente vai com força máxima. Nós esperamos fazer um grande jogo, já que será uma partida que vai dar uma grande visibilidade ao clube e também para nós, comissão técnica e atletas. Temos um tempo curto de descanso até sábado, mas vamos equilibrar isso durante a partida, mas vamos focar bastante no jogo desta quarta-feira, para a gente representar bem o nosso estado e o nosso Brasil”, disse Rodrigo César.
A Desportiva Ferroviária volta a enfrentar um adversário internacional após muito tempo. O Banfield será o primeiro rival estrangeiro da Locomotiva neste século. Sendo assim, Rodrigo César não quer decepcionar a torcida grená. O comandante da anfitriã do torneio amistoso estudou a equipe adversária, que passa por má fase. Na última quinta-feira, ‘El Taladro’ foi eliminado da Copa Argentina.
A Vitória Cup será realizada entre os dias 2 e 6 de julho nos estádios Engenheiro Araripe e no Kleber Andrade. A rodada inicial será jogada entre Desportiva Ferroviária x Banfield e Cruzeiro x Defensa y Justicia. Ao final de cada jogo, o vencedor irá receber um troféu e, em caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis.
Histórico em jogos internacionais
A Desportiva Ferroviária voltará a disputar uma partida internacional contra clubes depois de mais de 40 anos. A última vez foi contra o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, em 15 de fevereiro de 1985.
A Tiva venceu o duelo por 2 a 1, no Araripe, segundo levantamento de Leandro Vierini, torcedor Grená e responsável pela Tivapédia, página que conta a história da Desportiva através de fotos, vídeos e estatísticas.
Considerando duelos com seleções, em 18 de maio de 2014, por exemplo, a Desportiva enfrentou a Seleção Brasileira Olímpica em Jardim América, em amistoso antes da estreia da seleção no Torneio Internacional de Toulon, lembra Vierini.
Além disso, em confronto na base, num torneio sub-20, a Desportiva enfrentou o Quilmes, da Argentina, em 2006, no Rio de Janeiro, empatando em 1 a 1, de acordo com o responsável pela Tivapédia.
Na partida de 1985, Luiz Alberto abriu o placar aos 21 do primeiro tempo no Engenheiro Araripe. No segundo tempo, Jo Tae Cheon empatou aos 31 e Ronaldo decretou a vitória da Tiva aos 33 minutos.
Esta foi a quarta partida entre as duas equipes. Os outros três jogos foram em 1981, ambos em Seul, na Coreia do Sul, com uma vitória, uma derrota e um empate.
No primeiro jogo, em 14 de maio, foi de vitória sul-coreana por 3 a 1. Dois dias depois, a Tiva venceu por 1 a 0. E no dia 19 de maio de 1981, empate em 1 a 1.