O atleta capixaba Fledis Oliveira conquistou pela terceira vez o Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato. O evento aconteceu no último domingo (28) no Ginásio de Esportes Osvaldo Ruy, em São Torquato, Vila Velha.
Oliveira, como é conhecido, venceu todas as lutas na categoria até 95 kg. Pelo desempenho, ele foi eleito o melhor atleta da competição na modalidade brazilian grappling.
A competição foi uma seletiva para a Copa do Mundo de Artes Marciais, que vai acontecer no mês de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.
“Vencer essa competição foi muito importante, pois vieram vários atletas de todo Brasil e era a última competição oficial antes de embarcar para Argentina no Mundial de Esportes de Contato que acontece nos dias 18 e 19 de maio em Buenos Aires, onde reunirá os melhores atletas do mundo nas respectivas modalidades”, disse ao Folha da Vila.
E completou: “E com meu desempenho estou muito confiante, pois vencemos bem as nossas lutas contra atletas duríssimos e assim vimos que a preparação está bem direcionada, porque além de ser campeão fui eleito melhor atleta na modalidade Brazilian grapling (ao qual eu disputo). Só agradecer a todos que torcem por mim, nossos apoiadores, família, meu mestre Guzzo (CT Guzzo jiu-jitsu) e ao sensei Ricardo Nery por todo suporte sempre. Agora é ajustar, treinar mais e buscar nosso título mundial na Argentina”.
A competição
Na 16ª edição do Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato 2024, o Espírito Santo lutou forte e com garra. Conquistando o primeiro lugar na competição, os capixabas atingiram a eminência no pódio à frente de São Paulo, segundo colocado; Minas Gerais, terceiro colocado; Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina e Bahia.
Na ocasião, o boxe, kickboxing e brazilian grappling foram as modalidades disputadas no campeonato. Ao todo, cerca de 200 atletas, masculino e feminino, participaram do evento, nas categorias infantil, juvenil e adulto.
O Campeonato Brasileiro de Esporte de Contato 2024, também serviu de seletiva para a Copa do Mundo de Artes Marciais, que será sediada em Buenos Aires, Argentina, em novembro deste ano. Os atletas que foram medalha de ouro ganharam vaga para o mundial no país dos hermanos.
O presidente da Federação Capixaba de Esportes de Contato (FECAP), Genivaldo Porto, o Portinho, destacou o resultado expressivo dos atletas capixabas.