sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Atividades esportivas marcam comemoração ao aniversário de 44 anos do Crefes

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

 

Fevereiro traz um motivo especial para comemorações no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): o aniversário da unidade, que completará 44 anos no próximo dia 22. Em celebração realizada neste sábado (11), pacientes, familiares e servidores participaram de momentos de muita emoção e diversão com ações voltadas aos esportes paralímpicos.

As comemorações tiveram início com o atual vice-campeão nacional de Paratriathlon – competição para atletas com deficiências físicas, que envolve natação, ciclismo e corrida –, Marcos Vinicius Barcellos da Silva, percorrendo o trajeto entre o Palácio Anchieta, em Vitória, e o Crefes, na Praia da Costa, em Vila Velha, com a bandeira da unidade.

Após a chegada de Silva, dez atletas do Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes), que já fizeram acompanhamento pelo Crefes, dividiram-se em dois times: um representando o Crefes e outro o Irefes para um desafio de basquetebol com cadeiras de rodas. Com o placar de 53 a 52, os representantes do Crefes ganharam a partida. As atividades foram encerradas com um almoço e o tradicional “Parabéns pra Você”.

Durante as comemorações, a diretora-geral da unidade, Adriana Batista Vidal Zardini, falou sobre o Crefes. A unidade, segundo ela, representa um recomeço de vida para muitos cidadãos capixabas e a celebração de mais um ano de serviço prestado à população é essencial no processo de criar novos laços e evidenciar a importância do local. “Esse é um registro simbólico de uma história vivenciada por diversas pessoas que, ao longo desses 44 anos, frequentaram o Crefes visando à reabilitação e/ou habilitação em busca de independência e superando as dificuldades impostas pela deficiência. Esse é um marco muito importante para todos nós”.

As ações contaram com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e com as Guardas Municipais dos municípios de Vila Velha e Vitória.

 

Histórias de transformação de vidas por meio do Crefes

Após sofrer traumatismo medular por arma de fogo aos 17 anos de idade, Marcos Vinicius Barcellos, atualmente com 46 anos, ficou paraplégico e, segundo ele, “sentiu-se deslocado da sociedade”. Em 1994, iniciou reabilitação física no Crefes e teve sua vida transformada pelos profissionais da unidade, além da ingressão no esporte, no que hoje atua como paratleta de paratriathlon.

“Quando entrei no Crefes, eu enxerguei uma oportunidade de ter uma vida digna e independente. Aqui eu fiz todo o processo de reabilitação e tive o primeiro contato com o esporte para deficientes, inicialmente com o basquete e evolui para diversas modalidades. Sou muito grato aos profissionais que sempre cuidaram tão bem de todos nós, sendo uma satisfação e emoção enorme participar dessa celebração de aniversário”, destacou Marcos Barcellos.

Outro paratleta que passou pelo Crefes e também lembra com muito carinho da importância da instituição para o seu desenvolvimento foi o argentino Daniel Bossi, de 40 anos. Morando há 12 anos no Brasil, Bossi conta que, por meio da unidade, pôde continuar praticando e competindo com o seu esporte de coração: o basquetebol.

“Na minha infância eu tive sequelas da poliomielite e o esporte sempre me ajudou no crescimento. Joguei durante 15 anos na Seleção Argentina paralímpica de basquetebol e quando vim morar no Espírito Santo não sabia como continuaria com o esporte, até que me apresentaram ao Crefes e comecei a treinar aqui. É muito bonito e emocionante participar de mais um aniversário da unidade e acompanhar sua evolução”, ressaltou o paratletas de basquetebol em cadeira de rodas.

Atendimentos no Centro de Reabilitação

O Crefes oferece o serviço especializado que compõe a Rede de Assistência à Saúde (RAS), sendo referência de reabilitação física e motora para os 78 municípios do Estado. São atendidos nos ambulatórios da unidade uma média de 300 pacientes por dia.

Além disso, a unidade conta com 30 leitos de internação para habilitação destinados ao atendimento à população. Ao todo são ofertados 11 serviços, são eles:

– Reabilitação motora;

– Reabilitação auditiva;

– Ambulatório de curativos;

– Clínica da dor;

– Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção conforme definido na Portaria Ministério da Saúde Nº1272/2013;

– Concessão de aparelho de amplificação sonora individual

– Hidroterapia;

– Atendimentos com profissionais: assistente social, neurologista, nutricionista, nutrólogo, ortopedista, psicólogos e urologista para Pessoas com Deficiência Física;

– Oficinas Terapêuticas, Habilitação e Reabilitação Profissional;

– Emissão de laudos, por exemplo: passe livre, isenção ICMS, INSS.

– Profissional de Educação Física.

Como agendar uma consulta

O acesso do cidadão aos serviços segue critérios regulatórios com a finalidade de garantir a sua universalidade. A admissão do paciente é feita, em sua maioria, por intermédio de outras unidades hospitalares e Unidades Básicas de Saúde, via Núcleo Especial de Regulação em Internação (NERI) e Central Estadual de Regulação.

Quando o usuário do serviço é admitido na unidade, em seu primeiro atendimento, recebe uma avaliação da equipe multidisciplinar composta por médico, (fisiatra, neurologista ou ortopedista), fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo que estabelecem um Plano Terapêutico Singular (PTS), que determina os objetivos terapêuticos.

Os objetivos do PTS são trabalhados durante sessões de terapia que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, de forma individual ou coletiva, e aos finais de semana de 07h às 13h, de forma coletiva. Cada sessão tem duração média de 40 minutos.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima