Os atletas do Programa Cariacica Saudável são sinônimos de garra e disciplina. No 29º Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Shotokan, que aconteceu na última semana, em São Luís, no Maranhão, eles mostraram que o espírito campeão vai muito além dos tatames.
Juntos, conquistaram 11 medalhas, sendo três ouro, quatro prata e quatro bronze, além de 2º e 3º lugares nas categorias kumite individual, koten kata e kumite equipe, levando o nome de Cariacica e do Estado ao topo do pódio.
Arthur Narcizo, Ângelo Nunes, Jônatas Almeida, Victor Luiz Bezerra e Isabela Pereira voltaram para casa com o brilho das vitórias e o orgulho de representar uma iniciativa que transforma vidas por meio do esporte.
O professor Michel Cutis, faixa preta de karatê e responsável pelas aulas na Estação Cidadania-Esporte, descreve como foi a rotina intensa de preparação dos atletas para esta grande competição.
“Seguimos um cronograma intensivo de treinamento durante alguns dias da semana, e no sábado também, sempre das 9h às 12h. Essa vitória é fruto do esforço e dedicação de todos os atletas”, diz.
As aulas no projeto atendem cerca de 50 alunos a partir dos 4 anos. Crianças com hidrocefalia, microcefalia, síndrome de down e outras necessidades especiais são acolhidas e a partir dos treinos passam a apresentar bons resultados. Vitor Luiz Bezerra, pessoa com deficiência, é um exemplo disso, o atleta já foi ouro no Pan Americano, e agora, no nacional, conquistou mais um ouro, além de uma vaga para competir o mundial do ano que vem.
“O Vitor é muito dedicado e focado, nos campeonatos estaduais ele sempre fica em primeiro ou segundo lugar. Neste campeonato ele se saiu muito bem, tanto que garantiu uma vaga para disputar o Mundial de Karatê no ano que vem. Esse resultado é o fruto de todo o trabalho que é realizado no Programa”, afirma Michel.
Para o secretário de Esporte de Cariacica, Renan Escopeli, o projeto atua como um mediador para identificar talentos e ajudar no desenvolvimento desses atletas, oferecendo melhores oportunidades.
“Parabéns a todos atletas! O Programa Cariacica Saudável vem crescendo e se ampliando, estamos identificando os jovens talentos e os inscrevendo em torneios para que esses atletas sintam o clima de uma competição e possam se destacar. Tem muito talento ainda a ser descoberto e estamos aqui para descobrir esses jovens e incentivá-los”, disse.
Confira a premiação:
Arthur Narcizo Pinheiro (Categoria até 10 anos)
2° kumitê individual
3° Koten kata
3° Kumite equipe 11/13 anos
Ângelo Nunes de Jesus (Categoria 14/15)
Prata – kata individual
Prata – kata equipe
Bronze – kumite individual
Bronze – kumite equipe
Jônatas Almeida Meirelles
Ouro – Kata individual
Bronze – Kumitê equipe
Bronze – Kumqutritê individual
Victor Luiz Bezerra
Ouro em Kata equipe individual
Isabela Pereira Fernandes (categoria 14-15)
Prata – Kata individual
Ouro – Kumite individual
Prata – Kumite equipe