O governo do Estado anunciou, nessa segunda-feira (09), a ampliação do Programa Escola do Futuro para 2025, com mais 35 unidades de ensino certificadas pela Secretaria da Educação (Sedu).
Com o aumento, a Rede Estadual passa a contar com 50 Escolas do Futuro, uma iniciativa que visa transformar as instituições de ensino por meio da cultura digital e da inovação. Assim, o Programa expande, ainda, para mais 23 municípios, beneficiando diretamente mais de 30 mil estudantes.
A novidade foi divulgada pelas redes sociais do governador Renato Casagrande, juntamente ao secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. De acordo com o governador, o Espírito Santo continua avançando na modernização do sistema educacional, com a inclusão de mais 35 escolas no Programa Escola do Futuro em 2025.
“Desde o início da iniciativa, o Programa vem ganhando força e agora serão 50. Essas escolas estão sendo transformadas com metodologias pedagógicas inovadoras e a incorporação de novos equipamentos, criando um ambiente que conecta alunos, professores e servidores à cultura digital”, disse.
O secretário Vitor de Angelo reforçou: “O programa tem se destacado, estabeleceu parcerias com o setor produtivo, além de levar mais oportunidades para os estudantes em quase metade das cidades do Espírito Santo. Esses investimentos contribuem diretamente para manter o Estado na liderança da educação no Brasil.”
Desde o seu lançamento, em 2023, o Programa certificou cinco escolas, e em 2024, outras dez foram confirmadas e estão em processo de certificação. Agora, para 2025, mais 35 instituições foram escolhidas para participar, fortalecendo o compromisso do Estado com a inovação educacional e a meta de ter 25% das escolas da Rede Pública certificadas até 2026.
A certificação do Programa Escola do Futuro abrange não apenas as estruturas físicas e tecnológicas das escolas, mas, também, o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. A iniciativa busca capacitar os professores para a utilização de metodologias ativas e inovadoras e tecnologias educacionais como ferramentas para promover o engajamento e a aprendizagem dos estudantes.
As escolas confirmadas para 2025 estão distribuídas entre diversas Superintendências Regionais de Educação (SRE) do Espírito Santo e incluem instituições de várias regiões do Estado, como Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Nova Venécia, Vila Velha, entre outras.
Confira as 35 Escolas do Futuro que serão implementadas em 2025:
CEEFMTI Afonso Cláudio, Afonso Cláudio
EEEFM São Jorge, Brejetuba
CEEFMTI Daniel Comboni, Ecoporanga
EEEFM João Bley, Castelo
CEEFMTI Senador Dirceu Cardoso, Muqui
EEEFM Fernando de Abreu, Atílio Vivaqua
CEEFMTI Liceu Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim
CEEFMTI Nair Miranda, Fundão
EEEM Clóvis Borges Miguel, Serra
EEEFM Emílio Oscar Hülle, Cariacica
EEEFM Alzira Ramos, Cariacica
CEEFMTI Professor José Leão Nunes, Cariacica
EEEFM Ana Lopes Balestrero, Cariacica
EEEFM José Vítor Filho, Cariacica
CEEMTI Baixo Guandu, Baixo Guandu
EEEFM Prof.ª Aleyde Cosme, Itarana
EEEFM Padre Antônio Volkers, Marilândia.
EEEFM Bernardo Horta, Irupi.
EEEFM Prof.ª Maria Trindade de Oliveira, Ibatiba
CEEFMTI Henrique Coutinho, Iúna
EEEFM Pedro de Alcântara Galvêas, Dores do Rio Preto
CEEFMTI Aristeu Aguiar, Alegre
EEEFM João Neiva, João Neiva
EEEFM Cândido Portinari, Sooretama
EEEFM Ermentina Leal, Aracruz
EEEFM Antônio dos Santos Neves, Boa Esperança
EEEFM Prof.ª Ana Portela de Sá, Vila Pavão
EEEM Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiros
CEEFMTI Manoel Duarte da Cunha, Pedro Canário
EEEFM Santo Antônio, São Mateus
EEEFM Wallace Castello Dutra, São Mateus
EEEM Agenor Roris, Vila Velha
CEEFMTI Assisolina Assis Andrade, Vila Velha
EEEFM Agenor de Souza Lé, Vila Velha
CEEFMTI Prof.ª Maura Abaurre, Vila Velha