sexta-feira, 26 de junho de 2026

500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia de anúncio dos países de destino dos estudantes selecionados para o Programa Intercâmbio Estudantil Sedu 2026.

Nesta edição, os intercambistas terão como destino a Argentina, o Canadá, os Estados Unidos, a Inglaterra e a República da Irlanda. Ao todo, serão 500 estudantes beneficiados pela iniciativa, que oferece curso intensivo de idiomas no exterior e proporciona experiências de formação acadêmica, cultural e cidadã.

“Estamos levando 500 estudantes para o exterior e já anunciamos um novo passo: no próximo ano, serão mil alunos beneficiados, além da inclusão de novos destinos, como Espanha e Austrália. Queremos ampliar cada vez mais as oportunidades para os jovens da nossa Rede Estadual, garantindo que tenham acesso às mesmas experiências e possibilidades de qualquer estudante”, afirmou o governador.

A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, ressaltou que o programa representa uma política pública capaz de transformar trajetórias por meio da educação e destacou que a iniciativa é resultado do trabalho desenvolvido pelos 51 Centros Estaduais de Idiomas (CEIs), presentes em todas as regiões do Espírito Santo, que oferecem gratuitamente cursos de Inglês e Espanhol aos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

“O Intercâmbio Sedu demonstra o compromisso do Governo do Estado com uma educação pública de qualidade, capaz de ampliar horizontes e criar oportunidades concretas para os nossos estudantes. Essa experiência vai muito além do aprendizado de um novo idioma. Ela contribui para a formação de jovens mais preparados, autônomos e confiantes para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Cada estudante selecionado representa o talento, a dedicação e o potencial da juventude capixaba”, afirmou a secretária.

Durante a cerimônia, a estudante egressa da Rede Pública Estadual e ex-intercambista Bárbara Correia Alves compartilhou os aprendizados e as transformações proporcionados pelo programa em sua trajetória acadêmica e pessoal.

“O Intercâmbio Sedu mudou a forma como eu vejo o mundo e o meu próprio potencial. Foi uma oportunidade que me ensinou a acreditar mais em mim, a enfrentar desafios com coragem e a valorizar cada momento de aprendizado. Levo comigo memórias, amizades e ensinamentos que vão me acompanhar por toda a vida”, relatou.

Representando os estudantes selecionados para a edição de 2026, Ellyson Oliveira Pereira de Melo compartilhou a emoção de conquistar uma vaga no programa.

“Receber a notícia de que fui selecionado para o Intercâmbio Sedu foi um momento de muita alegria e gratidão. Essa oportunidade representa a chance de aprender, conhecer novas culturas e acreditar que podemos ir cada vez mais longe. Estou ansioso para viver essa experiência e voltar com novos conhecimentos, aprendizados e histórias para compartilhar”, disse.

Matéria relacionada

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foram medalhistas na Copa Sudeste de Taekwondo. A competição foi realizada entre a última sexta-feira (19)

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Um lavrador de 36 anos foi preso por suspeita de usar o ChatGPT para planejar crimes e ameaçar o próprio filho, de 8 anos, com a intenção de evitar pagar

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, ampliou, a partir deste mês de junho, a sua oferta de imunobiológicos especiais na unidade. O

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) pela morte do engenheiro João Paulo Sampaio dos Reis, de 47 anos, ocorrida em um acidente de tirolesa no Morro do