sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Mutirão de renegociação de dívidas promovido pela Febraban vai até o dia 31. Veja como participar.

 

Consumidores inadimplentes têm até o próximo dia 31 para conseguir renegociar dívidas em atraso por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Durante a iniciativa — promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país —, serão oferecidos descontos e prazos especiais para pagamento, que variam a critério de cada instituição.

No mutirão, clientes inadimplentes podem renegociar dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito. A ferramenta, no entanto, não pode ser usada em caso de bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.

A negociação pode ser feita diretamente com a instituição financeira, os canais oficiais da instituição, ou pelo portal Consumidor.gov.br, da Senacon. Para ter acesso, basta ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro.

No mutirão realizado no ano passado, entre os dias 1º e 30 de novembro, foram renegociados 2,32 milhões de contratos pelos bancos, trazendo alívio financeiro para os inadimplentes. E foi possível repactuar 24,3 milhões contratos em atraso pelo sistema bancário durante a pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022.

Como negociar

O consumidor pode consultar gratuitamente na página do Registrato, do Banco Central, se tem empréstimos e financiamentos em seu nome. Lá, também é possível checar informações de relacionamento com as instituições financeiras, como conta-corrente, investimentos e chaves Pix.

Depois, ele pode usar uma das planilhas gratuitas oferecidas pela Febraban no site Meu Bolso em Dia, para ver com qual valor vai poder contar para pagar as dívidas. Basta inserir as entradas e as saídas do dinheiro para fazer raios-X das finanças.

Na negociação com a instituição credora, o interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas. Se concordar, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapostas para chegar a um acordo que caiba no bolso.

Como acessar

Informações sobre a iniciativa podem ser acessadas no site oficial do Mutirão Nacional, em que são apresentadas informações para orientar o consumidor sobre como participar.

Pelo portal Consumidor.gov.br, da Senacon, deve-se procurar pelo nome da empresa para verificar se esta está cadastrada. O interessado deve, então, clicar no botão “Registrar reclamação” e responder às perguntas. Na parte “Área”, é preciso selecionar “Serviços financeiros”.

Logo em seguida, o usuário deve escolher o assunto relacionado à dívida. Na aba “Problema”, deve selecionar “Renegociação/parcelamento da dívida”. O inadimplente deve digitar o valor da dívida e descrever a reclamação e o pedido à empresa. Deve ainda adicionar anexos, como documentos e comprovantes, se achar necessário. Então, basta enviar.

Caso não tenha cadastro, o interessado deve incluir dados pessoais e confirmar o preenchimento da reclamação. Depois disso, basta aguardar a resposta referente à queixa.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima