terça-feira, 23 de junho de 2026

Montadora vai abrir 400 empregos para produzir ônibus elétricos no ES.

 

A montadora de ônibus Marcopolo anunciou que vai ampliar a sua fábrica, em São Mateus, Norte do Espírito Santo, e iniciará a produção de veículos 100% elétricos, um marco na indústria capixaba. Hoje, a empresa tem 2 mil funcionários e com os investimentos, serão criados até 400 novas vagas de empregos diretos.

O Attivi, ônibus urbano com o primeiro chassi elétrico feito pela Marcopolo, é o modelo que passará a ser produzido no Estado. Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.

O início da produção dos elétricos está prevista para começar em setembro do ano que vem e os investimentos totalizam R$ 50 milhões no decorrer do próximo ano, segundo o CEO da Marcopolo, André Armaganijan. Segundo ele, os ônibus elétricos produzidos no Estado vão atender o mercado brasileiro e também o mercado internacional, incluindo América Latina, África e Ásia.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), no Palácio Anchieta, em Vitória, ao lado do governador do Estado, Renato Casagrande, do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

“Nós fizemos um investimento de R$ 350 milhões e hoje (ontem) anunciamos mais R$ 50 milhões de investimento para ampliação da nossa estrutura. Estamos falando em novas tecnologias e descarbonização. Então nosso plano que começa a ser executado no9 ano quem vem com a produção desses ônibus. Esses R$ 50 milhões vão permitir que a gente traga novos processos da Marcopolo para cá”, disse Armaganijan.

Casagrande destacou a importância dos investimentos de uma empresa mundial, como a Marcopolo, no Estado, com participação do governo estadual com incentivo e financiamento. Além disso, o governador afirmou que vai de encontro com as pautas de sustentabilidade defendidas pelo governo. “É um investimento estratégico para o desenvolvimento do Estado e para o nosso desenvolvimento do País, para não sermos só importador de tecnologia e sim provedor de novas tecnologias”.

Ricardo Ferraço explicou que o anúncio da Marcopolo coloca o Estado como um hub na produção de ônibus elétricos de mais alta tecnologia. “Desenvolver o Espírito Santo tem sido uma obsessão, porque o desenvolvimento do Estado significa o desenvolvimento dos capixabas e a criação de emprego e oportunidades”, disse.

50 elétricos para o Transcol

O governo do Estado anunciou que vai comprar, entre o final do ano que vem e o início de 2025, 50 ônibus elétricos para compor a frota do Transcol que realiza o transporte público na Grande Vitória. Atualmente, a população já conta com quatro ônibus elétricos, dos cerca de 1.600 ônibus, além de outros 200 reservas.

Os ônibus elétricos vão ser equipados com mais acessibilidade e com dispositivos que vão de entradas USB para aparelhos eletrônicos a rede wifi e ar-condicionado, segundo o governador do Estado, Renato Casagrande e o o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

A aquisição dos veículos elétricos para a frota do Transcol vai de encontro a agenda do governador na COP-28, e com o lançamento do Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa.

“O governo do Estado vai iniciar a compra dos novos veículos elétricos para que possamos iniciar nossa transição energética. Durante a COP-28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), anunciamos a troca dos combustíveis fósseis da nossa frota de veículos leves para biocombustível e vamos iniciar a troca da frota do Sistema Transcol para elétricos”, afirmou o governador.

Casagrande ressaltou que o Estado precisa se preparar para receber a futura frota de ônibus elétricos, uma vez que, segundo ele, os veículos precisam de uma estrutura específica para operar.

“Antes, será preciso montarmos uma estrutura, junto à EDP para esses ônibus. O Fábio Damasceno (secretário de Mobilidade e Infraestrutura) já está autorizado a adquirir a frota. Vamos decidir o modelo da compra, se será feita diretamente pelo governo do Estado ou pelas empresas, já que eles custam três vezes mais que os outros modelos”, disse.

Matéria relacionada

Suspeito é preso após matar mulher alegando que ela estaria “possuída” na Serra

Suspeito é preso após matar mulher alegando que ela estaria “possuída” na Serra

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante suspeito de assassinar uma mulher no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, na noite desse domingo (21). Segundo a Polícia Militar, o

Obras do Expresso GV avançam com desvio de tráfego para pista de concreto na Avenida Carlos Lindenberg

Obras do Expresso GV avançam com desvio de tráfego para pista de concreto na Avenida Carlos Lindenberg

Em função do avanço das obras do Expresso GV, corredor exclusivo de ônibus em padrão BRT na Avenida Carlos Lindenberg, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade

Morre lavrador que recebeu dose excessiva de medicamento em hospital de Vitória

Morre lavrador que recebeu dose excessiva de medicamento em hospital de Vitória

Morreu na madrugada deste domingo (21), o lavrador Gilberto Aurich, de 30 anos, que estava internado na UTI desde abril no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória,

Rio Branco perde para o Uberlândia no Kleber Andrade e se complica na Série D

Rio Branco perde para o Uberlândia no Kleber Andrade e se complica na Série D

O Rio Branco foi derrotado pelo Uberlândia por 2 a 0 na tarde deste domingo (21), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Com o

Greve nacional de garis a partir desta segunda-feira tem adesão no ES

Greve nacional de garis a partir desta segunda-feira tem adesão no ES

Trabalhadores da limpeza urbana do Espírito Santo anunciaram adesão a greve nacional que acontecerá a partir desta segunda-feira (22). A mobilização nacional da categoria tem como principal reivindicação a aprovação

Inscrições para programa de estágio com mais de 2 mil vagas e bolsa de até R$ 1.081,51

Inscrições para programa de estágio com mais de 2 mil vagas e bolsa de até R$ 1.081,51

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Valores, iniciativa do Governo do Estado que oferece oportunidades de estágio para estudantes interessados em adquirir experiência profissional na administração pública. O

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *