sábado, 27 de junho de 2026

Montadora vai abrir 400 empregos para produzir ônibus elétricos no ES.

 

A montadora de ônibus Marcopolo anunciou que vai ampliar a sua fábrica, em São Mateus, Norte do Espírito Santo, e iniciará a produção de veículos 100% elétricos, um marco na indústria capixaba. Hoje, a empresa tem 2 mil funcionários e com os investimentos, serão criados até 400 novas vagas de empregos diretos.

O Attivi, ônibus urbano com o primeiro chassi elétrico feito pela Marcopolo, é o modelo que passará a ser produzido no Estado. Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.

O início da produção dos elétricos está prevista para começar em setembro do ano que vem e os investimentos totalizam R$ 50 milhões no decorrer do próximo ano, segundo o CEO da Marcopolo, André Armaganijan. Segundo ele, os ônibus elétricos produzidos no Estado vão atender o mercado brasileiro e também o mercado internacional, incluindo América Latina, África e Ásia.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), no Palácio Anchieta, em Vitória, ao lado do governador do Estado, Renato Casagrande, do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

“Nós fizemos um investimento de R$ 350 milhões e hoje (ontem) anunciamos mais R$ 50 milhões de investimento para ampliação da nossa estrutura. Estamos falando em novas tecnologias e descarbonização. Então nosso plano que começa a ser executado no9 ano quem vem com a produção desses ônibus. Esses R$ 50 milhões vão permitir que a gente traga novos processos da Marcopolo para cá”, disse Armaganijan.

Casagrande destacou a importância dos investimentos de uma empresa mundial, como a Marcopolo, no Estado, com participação do governo estadual com incentivo e financiamento. Além disso, o governador afirmou que vai de encontro com as pautas de sustentabilidade defendidas pelo governo. “É um investimento estratégico para o desenvolvimento do Estado e para o nosso desenvolvimento do País, para não sermos só importador de tecnologia e sim provedor de novas tecnologias”.

Ricardo Ferraço explicou que o anúncio da Marcopolo coloca o Estado como um hub na produção de ônibus elétricos de mais alta tecnologia. “Desenvolver o Espírito Santo tem sido uma obsessão, porque o desenvolvimento do Estado significa o desenvolvimento dos capixabas e a criação de emprego e oportunidades”, disse.

50 elétricos para o Transcol

O governo do Estado anunciou que vai comprar, entre o final do ano que vem e o início de 2025, 50 ônibus elétricos para compor a frota do Transcol que realiza o transporte público na Grande Vitória. Atualmente, a população já conta com quatro ônibus elétricos, dos cerca de 1.600 ônibus, além de outros 200 reservas.

Os ônibus elétricos vão ser equipados com mais acessibilidade e com dispositivos que vão de entradas USB para aparelhos eletrônicos a rede wifi e ar-condicionado, segundo o governador do Estado, Renato Casagrande e o o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

A aquisição dos veículos elétricos para a frota do Transcol vai de encontro a agenda do governador na COP-28, e com o lançamento do Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa.

“O governo do Estado vai iniciar a compra dos novos veículos elétricos para que possamos iniciar nossa transição energética. Durante a COP-28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), anunciamos a troca dos combustíveis fósseis da nossa frota de veículos leves para biocombustível e vamos iniciar a troca da frota do Sistema Transcol para elétricos”, afirmou o governador.

Casagrande ressaltou que o Estado precisa se preparar para receber a futura frota de ônibus elétricos, uma vez que, segundo ele, os veículos precisam de uma estrutura específica para operar.

“Antes, será preciso montarmos uma estrutura, junto à EDP para esses ônibus. O Fábio Damasceno (secretário de Mobilidade e Infraestrutura) já está autorizado a adquirir a frota. Vamos decidir o modelo da compra, se será feita diretamente pelo governo do Estado ou pelas empresas, já que eles custam três vezes mais que os outros modelos”, disse.

Matéria relacionada

Novos projetos criam e ampliam rotas turísticas capixabas

Novos projetos criam e ampliam rotas turísticas capixabas

    Três novos projetos de lei (PLs) sobre criação de rotas e circuitos turísticos no Espírito Santo foram apresentados por deputados foram lidos nessa semana e começaram a tramitar

Portocel desembarca 4,3 mil carros da GWM e Aracruz avança como novo polo automotivo do Brasil

Portocel desembarca 4,3 mil carros da GWM e Aracruz avança como novo polo automotivo do Brasil

    O desembarque de 4,3 mil veículos híbridos e elétricos da montadora chinesa GWM na Portocel, em Aracruz, marca mais um capítulo da rápida transformação econômica do Norte do

500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia de anúncio dos países de destino dos estudantes selecionados para o Programa Intercâmbio Estudantil Sedu 2026. Nesta edição,

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foram medalhistas na Copa Sudeste de Taekwondo. A competição foi realizada entre a última sexta-feira (19)

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Um lavrador de 36 anos foi preso por suspeita de usar o ChatGPT para planejar crimes e ameaçar o próprio filho, de 8 anos, com a intenção de evitar pagar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *