quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Grande Vitória tem quase 15 mil imóveis em construção, segundo Sinduscon.

 

Em grande momento, o setor de Construção Civil na Grande Vitória segue aquecido. A Região Metropolitana conta hoje com 14.795 unidades em produção, dos quais 14.503 residenciais e 292 comerciais.

A 42ª edição do Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-ES), apresentada nesta quinta-feira (29), apontou o predomínio das unidades com 2 quartos em construção (9.460 unidades), com a opção de 3 quartos (3.249) logo em seguida. Fechando o pódio vem as unidades com 4 quartos (1.041). A configuração com apenas 1 quarto tem menor demanda, com 753 unidades em construção.

O Censo, que é realizado a cada seis meses, contou com a participação de 72 empresas. Vila Velha lidera o levantamento, com 7.683 unidades em construção, ou 51,9% do total. Em seguida está o município da Serra, com 24,2%; Vitória, com 19,4%; e Cariacica com 4,4%. Do total, 64,87% (9.408) das unidades residenciais que estão sendo construídas são consideradas de médio e alto padrão (MAP). Já o segmento econômico (ECO) concentra 35,13% (5.095).

Melhor momento em lançamentos desde 2021

Para o segmento econômico, o Sinduscon considera até o limite da faixa 3 do Programa Minha Casa Minha Vida, que hoje é de R$ 350 mil. A partir daí, já consideramos como médio padrão.

“O que notamos é que Vitória e Vila Velha se destacam em imóveis de alto padrão, que muitas vezes já é o segundo imóvel do comprador. Enquanto a Serra e Cariacica tem mais unidades para quem está adquirindo o seu primeiro imóvel”, disse Eduardo Borges, diretor de Economia e Estatística do sindicato.

O estudo mostrou que, apenas no segundo semestre de 2023, houve um volume de lançamentos 93% superior na Grande Vitória em comparação ao primeiro semestre. Foram lançadas nos últimos seis meses 2.855 unidades, contra 1.479 entre janeiro e junho.

Desde o primeiro semestre de 2021 os lançamentos não superavam o número de unidades concluídas (1.217), o que de acordo com Borges mostra uma clara retomada do setor de construção.

Vila Velha teve nada menos que 1.399 unidades lançadas no segundo semestre de 2023, ou 49% do total de lançamentos, que ficou em 2.855.

Sobre vendas, o destaque fica com a capital. Vitória tem o melhor percentual de vendas no período, com 75,7% das suas unidades já comercializadas. De acordo com o Censo, no total 68,9% unidades em construção já foram vendidas pelas empresas.

Perspectivas para 2024

Durante o evento desta quinta, o Sinduscon também apresentou a sua pesquisa de previsão de lançamentos imobiliários para este ano. O estudo, que reuniu informações de 20 incorporadoras que atuam na Grande Vitória, apontou que 60% das empresas pretendem lançar mais imóveis em 2024.

Isso significa que 5.727 novas unidades residenciais, principalmente as com 2 quartos (3.412). Vila Velha é a primeira nos lançamentos previstos neste ano, seguida por Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari.

Unlike varicose veins, which are larger and protruding, spider veins are ottomax+ smaller as well as often have an even more detailed pattern.

Matéria relacionada

Ciclone extratropical deixa ES em alerta para o final de semana

Ciclone extratropical deixa ES em alerta para o final de semana

Um ciclone extratropical ligou o alerta no Espírito Santo para tempestades e frente fria para  o próximo final de semana. O fenômeno meteorológico deve causar ventanias severas e tempestades em

Polícia faz megaoperação contra criminosos ligados a ataque a tiros em Santa Rita

Polícia faz megaoperação contra criminosos ligados a ataque a tiros em Santa Rita

A Polícia Civil realiza, desde a madrugada desta quinta-feira (6), uma megaoperação nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra. De acordo com a corporação, os alvos são criminosos ligados

Organização criminosa ligada ao Comando Vermelho é alvo de operação no ES

Organização criminosa ligada ao Comando Vermelho é alvo de operação no ES

Uma organização criminosa com base em Fundão, ligada à facção Comando Vermelho (CV), é alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (5). De acordo com a

Temporal com queda de árvores, granizo e destelhamentos em regiões do ES

Temporal com queda de árvores, granizo e destelhamentos em regiões do ES

Um forte temporal surpreendeu os capixabas na noite desta terça-feira (4) e provocou diversos transtornos em municípios do interior do Estado. Houve chuva de granizo, queda de árvores, destelhamento de

Teste de glicemia poderá ser obrigatório na triagem de hospitais e postos de saúde

Teste de glicemia poderá ser obrigatório na triagem de hospitais e postos de saúde

Um projeto de lei que pode mudar o atendimento de urgência e emergência em todo o Estado. A proposta obriga que todos os pacientes passem por um teste rápido de

Acordo para construção de estaleiro no Porto Central, em Presidente Kennedy, é assinado

Acordo para construção de estaleiro no Porto Central, em Presidente Kennedy, é assinado

A Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A., a ser instalado em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, e a M.A.R.S. Europe A/S assinaram o segundo aditivo ao Memorando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *