domingo, 6 de julho de 2025

Grande Vitória tem quase 15 mil imóveis em construção, segundo Sinduscon.

 

Em grande momento, o setor de Construção Civil na Grande Vitória segue aquecido. A Região Metropolitana conta hoje com 14.795 unidades em produção, dos quais 14.503 residenciais e 292 comerciais.

A 42ª edição do Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-ES), apresentada nesta quinta-feira (29), apontou o predomínio das unidades com 2 quartos em construção (9.460 unidades), com a opção de 3 quartos (3.249) logo em seguida. Fechando o pódio vem as unidades com 4 quartos (1.041). A configuração com apenas 1 quarto tem menor demanda, com 753 unidades em construção.

O Censo, que é realizado a cada seis meses, contou com a participação de 72 empresas. Vila Velha lidera o levantamento, com 7.683 unidades em construção, ou 51,9% do total. Em seguida está o município da Serra, com 24,2%; Vitória, com 19,4%; e Cariacica com 4,4%. Do total, 64,87% (9.408) das unidades residenciais que estão sendo construídas são consideradas de médio e alto padrão (MAP). Já o segmento econômico (ECO) concentra 35,13% (5.095).

Melhor momento em lançamentos desde 2021

Para o segmento econômico, o Sinduscon considera até o limite da faixa 3 do Programa Minha Casa Minha Vida, que hoje é de R$ 350 mil. A partir daí, já consideramos como médio padrão.

“O que notamos é que Vitória e Vila Velha se destacam em imóveis de alto padrão, que muitas vezes já é o segundo imóvel do comprador. Enquanto a Serra e Cariacica tem mais unidades para quem está adquirindo o seu primeiro imóvel”, disse Eduardo Borges, diretor de Economia e Estatística do sindicato.

O estudo mostrou que, apenas no segundo semestre de 2023, houve um volume de lançamentos 93% superior na Grande Vitória em comparação ao primeiro semestre. Foram lançadas nos últimos seis meses 2.855 unidades, contra 1.479 entre janeiro e junho.

Desde o primeiro semestre de 2021 os lançamentos não superavam o número de unidades concluídas (1.217), o que de acordo com Borges mostra uma clara retomada do setor de construção.

Vila Velha teve nada menos que 1.399 unidades lançadas no segundo semestre de 2023, ou 49% do total de lançamentos, que ficou em 2.855.

Sobre vendas, o destaque fica com a capital. Vitória tem o melhor percentual de vendas no período, com 75,7% das suas unidades já comercializadas. De acordo com o Censo, no total 68,9% unidades em construção já foram vendidas pelas empresas.

Perspectivas para 2024

Durante o evento desta quinta, o Sinduscon também apresentou a sua pesquisa de previsão de lançamentos imobiliários para este ano. O estudo, que reuniu informações de 20 incorporadoras que atuam na Grande Vitória, apontou que 60% das empresas pretendem lançar mais imóveis em 2024.

Isso significa que 5.727 novas unidades residenciais, principalmente as com 2 quartos (3.412). Vila Velha é a primeira nos lançamentos previstos neste ano, seguida por Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari.

Unlike varicose veins, which are larger and protruding, spider veins are ottomax+ smaller as well as often have an even more detailed pattern.

Matéria relacionada

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado cada vez mais pela eficiência e agilidade nas ações de segurança pública. Em um intervalo de apenas seis

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado,

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

A Desportiva Ferroviária estreou com derrota na Vitória Cup 2025. Na noite desta quarta-feira (2), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, a Locomotiva Grená perdeu para o Banfield, da Argentina,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *