O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa projetos de lei que podem dar reajuste linear de 5% no salário de mais de 96 mil servidores entre ativos (efetivos, comissionados e temporários), aposentados e pensionistas e criar novos cargos.
No caso do reajuste, de acordo com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o cálculo que definiu o percentual levou em conta o comportamento da receita estadual.
Um dos projetos visa criar 106 cargos comissionados e 16 funções gratificadas na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A justificativa, que terá impacto de R$ 3,7 milhões neste ano, é para atender às unidades que serão criadas em São Mateus e em Vila Velha.
Outro local com criação de novos cargos será o Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), que terá cinco novos comissionados para a criação da Diretoria Executiva Geral.
Além disso, foram encaminhados projetos de lei complementares para reordenamento de carreiras no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), com objetivo da realização de concursos públicos nos órgãos.