sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Governo do ES vai abrir escritório em São Paulo para atrair novos negócios para o Espírito Santo

 

Durante a segunda edição do evento #BuyES, promovido pela Apex  em São Paulo, o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, anunciou que o Governo vai abrir um escritório de negócios em São Paulo, com o objetivo de atrair investimentos para o estado e diversificar a sua economia. A iniciativa é uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e busca atrair principalmente indústrias e empresas do setor atacadista e de distribuição.

“Queremos pensar em um modelo econômico que possa estabilizar o crescimento do estado”

Segundo Ferraço, o escritório de negócios do ES em São Paulo surgiu a partir da estratégia de diversificar a matriz econômica do Espírito Santo, visando reduzir a dependência da economia capixaba de um grupo de grandes indústrias cujo desempenho é influenciado pela conjuntura do mercado global.

“O modelo econômico do estado é bastante robusto, mas a sua economia é muito dependente de cinco grandes indústrias: Vale, Arcelor, Suzano, Samarco e Petrobras, que representam dois terços do PIB industrial do estado. Essas empresas são de nível mundial cujo desempenho depende da conjuntura global. Portanto, fatores que independem do Espírito Santo ou até mesmo do Brasil, como cotação de commodities e variação cambial, podem trazer impactos negativos para a economia do estado na mesma medida que podem promover o nosso crescimento”, explicou Ferraço.

Ferraço ainda citou que eventos que dependem de ações ou decisões internas das empresas, como a redução dos investimentos da Petrobrás no estado, também podem trazer impactos significativos para a economia capixaba.

“Queremos pensar em modelos que possam estabilizar o crescimento do estado quando não estiver em momento favorável. Isso se faz através de diversificação”, afirmou o governador.

Nesse sentido, o escritório de negócios do Espírito Santo em São Paulo será um canal para a prospecção de empresas interessadas em investir no estado, principalmente indústrias que atuem na cadeia de fornecimento de outras empresas capixabas, além de negócios do segmento atacadista e de distribuição.

Para desenhar esse projeto, o Governo e a Findes estão se baseando em um projeto similar do Governo do Estado de Santa Catarina e contam com consultoria da Falconi.

Durante o evento #BuyES, Ferraço afirmou ter percebido a disposição de fundos de investimentos e empresas nacionais em conhecer e fazer negócios com o estado e quer tornar essa interlocução permanente e contínua.

“Com o escritório em São Paulo, o governo terá uma atuação diária na prospecção de novos negócios e na aproximação com empresários nacionais. Não podemos ter apenas contatos pontuais ou esperar que eles venham nos visitar. São Paulo é o coração financeiro do país e o Espírito Santo deve estar presente”, finalizou.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima