O consórcio GS Inima Tubonews venceu o leilão promovido pelo governo do Estado, por intermédio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), para a construção, operação e manutenção de estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso da bacia de Camburi para ArcelorMittal.
O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões. O consórcio formado pela gigante espanhola do saneamento GS Inima e pela brasileira Tubonews venceu com uma proposta de 25% de desconto sobre a tarifa e 13% de outorga sobre a receita líquida.
A vencedora da subconcessão se apresenta como uma das pioneiras em concessão de serviços públicos de saneamento básico no País, sendo controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul.
O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) com capacidade de transformar 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial.
O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra. O prazo de contrato é de 30 anos. No acordo, a ArcelorMittal se compromete a adquirir o volume de 200 litros por segundo.
“Essa concessão é uma inovação que estamos apresentando à sociedade brasileira. Isso faz parte da nossa política de segurança hídrica, permitindo a produção de até 300 litros de água por segundo para uso na atividade industrial. Assim, vamos deixar de utilizar a água dos nossos mananciais para este fim”, disse o governador Renato Casagrande.
O presidente de GS Inima, Paulo Roberto de Oliveira, e a CEO da GS Inima Environment, Marta Verde, comemoraram a vitória destacando que a empresa já tem experiência com reúso.
“Acreditamos também que esse será um projeto vitorioso e por isso fizemos um estudo com todos os detalhes para oferecer esse desconto e outorga”, disse Oliveira.
Marta Verde disse que o compromisso da empresa com o Brasil com os recursos naturais. “Vamos usar todo conhecimento do grupo para o tratamento de água com tecnologia”.
Leilão
Cinco propostas estavam aptas para a abertura dos envelopes ontem no leilão na B3. O valor máximo era de 25% de desconto.
Participaram os seguintes proponentes, com as respectivas propostas de desconto sobre o valor da tarifa de referência. Consórcio GS Inima, com 25% de desconto; Consórcio Reúso de Vitória, com 13% de desconto; Consórcio EGS Camburi, com 10% de desconto; Aegea, com 9% de desconto; e Consórcio CSSA, com 5% de desconto.
Empregos
O consultor empresarial Durval Vieira de Freitas estima que serão criados 400 empregos, sendo 300 para as obras e outros 100 para a operação.
Nova estação de tratamento
A nova Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) vai tratar o esgoto de 164 mil moradores de Vitória e Serra, de bairros a exemplo de Goiabeiras, Jabour, Maria Ortiz, Aeroporto, Solon Borges, Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.
Água de reúso
A água de reúso não é própria para consumo humano, mas é ideal para fins industriais. A Epar terá capacidade instalada para fornecer 300 litros de água de reúso por segundo, e a ArcelorMittal vai comprar ao menos 200 litros por segundo.
Outras empresas
O presidente da Cesan, Munir Abud disse ontem que estão em negociação também com Vale e Suzano para utilização dos efluentes tratados como água de reúso em suas operações industriais.
Fonte: Governo do Estado e Cesan.