domingo, 21 de junho de 2026

Cariacica terá a primeira clínica veterinária pública do ES

Cariacica terá a primeira clínica veterinária pública do Espírito Santo. Com funcionamento 24 horas, a unidade terá em torno 1.100m² distribuídos em setores planejados para garantir eficiência, segurança sanitária e atendimento contínuo.

O anúncio dessa estrutura foi feito pelo prefeito Euclério Sampaio, na quinta-feira (11), durante a apresentação do projeto arquitetônico a protetores e cuidadores de animais de Cariacica.

Também estiveram presentes a vice-prefeita Shymenne de Castro, o delegado da Polícia Civil, Leandro Piquet, o subsecretário de Estado do Meio Ambiente (Seama), Victor Ricciardi, e os secretários municipais de Obras, Weverton Moraes e de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério.

O projeto inclui consultórios, canil, gatil, salas de curativos, urgência e emergência, internação, cirurgia, farmácia, observação, pós-cirúrgico, raio-X, ultrassonografia, laboratório, enfermagem, pesagem, triagem, banho e eletro, além de espaços de espera específicos para cães, assegurando organização e fluxo adequado em todos os ambientes.

A estrutura contempla setores essenciais como atendimento ao público, administrativo, exame diagnóstico, urgência e internação, centro cirúrgico, apoio logístico e apoio técnico, entre outros espaços. Cada área foi planejada para otimizar percursos internos, separar fluxos limpos e contaminados e facilitar a atuação integrada das equipes, garantindo precisão nos exames, agilidade no atendimento e cuidado intensivo para animais em situação crítica.

Durante o anúncio, o prefeito destacou que a obra é uma promessa feita aos cuidadores e entra para a história no fortalecimento das políticas públicas de bem-estar animal no município.

“Cariacica passará a oferecer um serviço de saúde veterinária completo, gratuito e preparado para atender com dignidade os animais que mais precisam. É um compromisso com a cidade, com os protetores e com a causa animal”, afirmou Euclério Sampaio.

Marcos Bredas, um dos protetores de animais presentes na apresentação do projeto, celebrou o anúncio.

“Esse anúncio é uma vitória não só para causa animal, mas para todos os cidadãos de Cariacica. Isso significa respeito aos protetores e, principalmente, aos animais que nunca tiveram esse tipo de cuidado garantido. Essa clínica vai ser um diferencial para a causa e faz de Cariacica uma cidade pioneira no Espírito Santo”, disse Bredas.

O delegado da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Leandro Piquet, também destacou o avanço para a causa animal no estado. “Uma clínica pública como esta fortalece o trabalho de proteção animal, porque amplia as condições de atendimento e resgate. É um passo importante para o município e para o Estado do Espírito”, afirmou Piquet.

O subsecretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Victor Ricciardi, reforçou o apoio do Governo do Estado na construção da clínica. “A cidade de Cariacica, o prefeito e os cuidadores podem contar com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Governo do Estado nesta causa que é tão importante para todos nós”, disse.

Reforço no recolhimento de animais
Durante a apresentação do projeto arquitetônico, o prefeito também anunciou um reforço no serviço de recolhimento de animais de rua em sofrimento com aditivo de 25% e nova licitação para dobrar o valor da prestação de serviço de recolhimento de animais, que antes era de R$ 1 milhão, passará para R$ 2 milhões.

A secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério, ressaltou que o aumento no investimento permitirá ampliar a capacidade de atendimento. “O reforço no contrato significa mais equipes, mais resgates e um atendimento muito mais rápido para os animais que estão adoecidos ou vítimas de maus-tratos. Nosso objetivo é garantir que nenhum animal em sofrimento fique sem assistência”, afirmou Luciana Tibério.

Matéria relacionada

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

    A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e de cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), deflagrou, nesta sexta-feira (19),

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

    A força do campo, os sabores da agricultura familiar e a valorização das tradições rurais marcaram o primeiro dia do Festival da Colheita, realizado nesta sexta-feira (19), na

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Todas as coisas cooperam para o bem! O público de Cariacica pode se preparar para uma noite de muita emoção neste sábado (20), durante o primeiro dia das comemorações pelos

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Com a chegada da Copa do Mundo 2026, as pessoas ficam mais animadas e desatentas na internet, e esta é a combinação perfeita para cair em golpes digitais. A Kaspersky,

Motorista que causou acidente que matou família na BR-101 é preso no ES

Motorista que causou acidente que matou família na BR-101 é preso no ES

O motorista suspeito de provocar o acidente que vitimou fatalmente uma família de quatro pessoas na BR-101, no município de Jaguaré, em dezembro do ano passado, foi preso na noite

Mega-ação oferecerá mais de 190 serviços gratuitos no próximo sábado, em Vila Velha

Mega-ação oferecerá mais de 190 serviços gratuitos no próximo sábado, em Vila Velha

O Campo do Normilhão, na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, viverá um sábado diferente no próximo dia 20. A 3ª Edição do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania