A Petrobras realizou uma cerimônia que reuniu no edifício sede da Petrobras de Vitória, o presidente Jean Paul Prates, diretores executivos e a gerente geral da unidade de negócios de exploração e produção do Espírito Santo e anunciou investimento de R$ 22 bilhões no Estado.
Na ocasião, foi anunciado o plano estratégico para o período de 2023 a 2027. O valor a ser investido é em projetos de exploração e produção no Estado, incluindo o navio plataforma Maria Quitéria, programado para entrar em operação em 2025.
O Espírito Santo é o terceiro estado no ranking da produção de petróleo e gás da Petrobras, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a visita no estado, o presidente da companhia, também falou sobre a transição energética para os próximos anos, com projetos de desenvolvimento de energia eólica offshore, ou seja, em alto mar.
Na ocasião, houve ainda uma visita ao Centro de Operações Integradas (COI), local onde é possível acompanhar em tempo real, a produção das plataformas operadas, com foco na segurança e otimização de gastos.
A Petrobras extraiu o primeiro óleo do Pré-Sal no Campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos há exatos 15 anos, no começo dos anos 2000. O marco histórico mudou os rumos da produção de petróleo e gás no Brasil.
“O pré-sal é a prova da capacidade de superação do brasileiro, que não se entrega e vai à luta. É a síntese da jornada de inovação da Petrobras, que vem ultrapassando, ao longo de 70 anos de história, todo tipo de desafio e, ao mesmo tempo, entregando resultados surpreendentes. Se hoje o pré-sal responde por quase 80% da produção do país é porque nosso corpo técnico conseguiu transformar em realidade uma fronteira até então inexplorada – nas mais extremas condições geológicas em águas ultraprofundas, a 300 km da costa”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.