terça-feira, 24 de junho de 2025

Deputados aprovam projeto que aumenta ICMS para 19,5%.

 

Numa sessão extraordinária e em regime de urgência, os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei do governo do Estado que aumenta a alíquota básica do ICMS de 17% para 19,5% na tarde desta segunda-feira (27).

A votação foi simbólica – quando não é nominal e só se manifestam os que são contrários. Dos 29 deputados presentes, 13 votaram contra. Ou seja, a base aliada venceu por apenas dois votos, uma vez que o presidente da sessão não vota.

O projeto entrou na pauta de hoje porque o líder do governo na Assembleia, Dary Pagung (PSB), pediu regime de urgência. Ele também pediu que a sessão ordinária fosse derrubada para que o projeto fosse aprovado numa sessão extra – isso porque o regimento diz que o projeto não pode ser lido e votado na mesma sessão.

Coube ao vice-líder do governo, Tyago Hoffmann (PSB), relatar o projeto, de forma oral, nas Comissões de Justiça e Finanças. Ele justificou que a principal razão do aumento da alíquota, num estado equilibrado como o Espírito Santo, é para fazer frente às eventuais perdas que o Estado poderá sofrer com a Reforma Tributária, que ainda tramita no Congresso.

“Se a Reforma Tributária fosse aplicada hoje, o Espírito Santo perderia 30% de sua arrecadação”, disse Hoffmann. Ele também justificou que outros estados teriam iniciado a movimentação, de forma irresponsável, do aumento das alíquotas para receberem uma fatia maior do IBS – Imposto sobre Bens e Serviços que irá substituir o ICMS e o ISS. “É por isso que relato pela constitucionalidade e pela aprovação”.

Nos discursos, os deputados da oposição subiram o tom contra o projeto. Os deputados Callegari e Lucas Polese, os dois do PL, puxaram o coro dos insatisfeitos e disseram que a saída, para o governo do Estado, seria “cortar na carne”. Isso porque o próprio governador tinha se comprometido a não aumentar a carga tributária.

Mesmo não sendo da oposição, Camila Valadão (Psol) também discursou contra o aumento do ICMS, afirmando que foi também contra a formação do Cosud – Consórcio dos estados do Sul e Sudeste, onde o aumento da alíquota foi discutido e alinhado para ser uniforme.

Já a deputada Janete de Sá foi à tribuna defender o que chamou de remédio amargo, mas necessário para que o Estado não perca em arrecadação futuramente e discursou favorável à aprovação, citando inclusive que estados governados por líderes de direita, como São Paulo e Minas também aumentariam suas alíquotas.

O projeto agora segue para a publicação e, por conta dos princípios constitucionais de anterioridade anual e nonagesimal, deve passar a vigorar três meses após a publicação.

Matéria relacionada

Traficantes instalam câmeras em poste para monitorar ação da polícia em Vila Velha

Traficantes instalam câmeras em poste para monitorar ação da polícia em Vila Velha

Durante uma operação no bairro Ibes, em Vila Velha, policiais militares descobriram câmeras de videomonitoramento instaladas por traficantes em um poste da região conhecida como Favelinha. Os equipamentos estavam ligados

Balão com sete pessoas a bordo faz pouso no meio de mata no Noroeste do ES

Balão com sete pessoas a bordo faz pouso no meio de mata no Noroeste do ES

Um balão com sete pessoas a bordo fez um pouso em uma área de mata na manhã deste domingo (22), na cidade de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. Ninguém

Adrenalina e aventura em trilhas off-road com 1º edição do UTV Radical no noroeste do ES

Adrenalina e aventura em trilhas off-road com 1º edição do UTV Radical no noroeste do ES

Pancas, na região noroeste do Espírito Santo, é palco do primeiro UTV Radical, que combina adrenalina e aventura em trilhas off-road.O evento, que conta com o patrocínio da Secretaria de

Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana de inverno no ES

Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana de inverno no ES

O frio chegou um pouco antes, mas agora é oficial: nesta sexta-feira (20) começou o inverno, que vai até o dia 22 de setembro e promete temperaturas mais amenas no

Executores receberam R$ 150 mil por assassinato de empresário em Vila Velha

Executores receberam R$ 150 mil por assassinato de empresário em Vila Velha

Os executores do empresário Wallace Borges Lovato, de 42 anos – morto com um tiro na nuca, na Praia da Costa, em Vila Velha, no dia 9 deste mês –

No ES, 1,01 milhão de pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

No ES, 1,01 milhão de pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

Mais de 1,01 milhão de cidadãos capixabas, o equivalente a 24,7% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *