Maior feira do setor de rochas das Américas, a Vitoria Stone Fair chega à 20ª edição em 2023 com ações inéditas e a expectativa de atender às demandas de um mercado ávido por novidades, lançamentos e imersões.
Após um hiato de três anos imposto pela pandemia da Covid-19, o evento volta a ser promovido em formato presencial para suprir o apetite dos atores do segmento, que devem fechar US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em negócios, segundo estimativas da organização.
De terça-feira (7) a sexta-feira (10), uma área de 30 mil metros quadrados do Pavilhão de Carapina vai receber este amplificado showroom, com os itens das 300 marcas expositoras, as quais apresentarão tendências e inovações em produtos, insumos, maquinários e mais de mil variedades de pedras ornamentais.
Para os quatro dias, a direção projeta um público visitante total de 20 mil pessoas, vindas de diversos Estados do Brasil e de 60 países. Um novo arranjo do espaço, dividido entre pavilhões interno e externo, foi concebido para fomentar negociações de empresas nacionais e internacionais, originárias de economias como China, Espanha, Itália e Turquia.
A feira também mostra sua potência ao atrair 40 novas empresas. São empreendimentos que participam pela primeira vez e já estreiam em uma programação especial. A edição 2023 será comemorativa por celebrar as duas décadas da Vitoria Stone Fair, com a preocupação ainda maior de apurar o olhar sobre todos os envolvidos na cadeia. Da extração à decoração, o caminho das pedras será percorrido.
“São 20 anos de história promovendo setor, que movimenta 10% do PIB (Produto Interno Bruto) da economia capixaba. As expectativas são bem altas, tanto da organização quanto das empresas participantes. O Brasil é o quarto maior produtor e o quinto maior exportador de rochas ornamentais. As indústrias de rochas estão preparando uma série de lançamentos para este grande reencontro”, adianta Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, realizadora do evento.
A Vitoria Stone Fair tem promoção do Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo) e do Cetemag (Centro Tecnológico do Mármore e Granito) e o apoio do Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais).
Em pleno mês de fevereiro, é previsto também um ambiente aquecido para transações comerciais, abrindo o calendário das feiras pelo mundo. O objetivo, a partir deste ano, é estabelecer uma aproximação mais intensa entre o setor de rochas e os especificadores.
“Temos um público muito forte de compradores de bloco, de chapa, mas vamos também trazer o público especificador, que são os arquitetos e designers. Montamos uma feira muito pensada em todos esses atores, rica em materiais novos, exóticos e aplicados em mobiliários, em ambientes como cozinhas”, ressalta a gestora da Milanez & Milaneze.