sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Pele: Escritor capixaba está entre os mais vendidos na versão digital de plataforma mundial

 

A morte de Edson Arantes Nascimento, 82 anos, consagrado no mundo como “Pelé”, o atleta do Século XX assim escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional, mexeu com as pessoas em todos os cantos do planeta.

Essa comoção mundial, entretanto, repercutiu nas barrancas do Cricaré, em São Mateus, onde mora o escritor capixaba Maciel de Aguiar: seu livro “Pelé the king of football”, publicado em 2020, é um dos mais vendidos na versão digital pela plataforma mundial Amazon Kindle.

“Recebi essa mensagem da própria Amazon de que o livro é o mais vendido atualmente na versão digital. Isso fez com que as editoras despertassem e começassem a nos procurar em busca da versão impressa”, disse Maciel, proprietário da editora Memorial, que publicou não apenas Pelé, mas outros 150 títulos de sua autoria.

Segundo Maciel, a Amazon Kindler vende dez edições em dez idiomas diferentes em 150 países de todos os continentes. “O lucro do livro on-line, por exemplar, é pequeno, mas com milhões de acessos se torna muito grande”, informou Maciel, que publicou o livro com histórias da carreira do atleta falecido no último dia 29 e sepultado no dia 3 de janeiro, em Santos (SP), a pedido do próprio Rei do Futebol.

A história do surgimento do livro se deu a partir de uma “traição” do jornalista Oldemário Touquinhó, que era editor de esportes do Jornal do Brasil e chefe de Maciel. Na época, Oldemário havia feito uma cópia clandestina, com uma pequena máquina fotográfica, de uma foto que havia na parede do apartamento de Pelé em Nova York. Touguinhó e Pelé foram amigos de uma vida inteira.

Maciel escreveu uma crônica sobre o episódio relacionado à foto, mas não teve coragem de publicar, entregando-a a Oldemário, que a mostrou a Pelé. A relação dos dois ficou estremecida, segundo Maciel, porque o Rei considerou que havia sido traído pelo amigo. Mas logo as relações voltaram à boas e Pelé falou a Oldemário que queria que o autor da crônica escrevesse um livro com histórias que ele tinha para contar.

“Foi assim que nasceu esse livro. Agora, com a morte de Pelé, o mundo inteiro está à procura da obra”, acentuou Maciel.

De acordo com o autor, a editora está negociando com editores da Europa, Japão, China, Índia, Canadá, África do Sul e América Latina para a publicação das edições impressas em 10 idiomas, “inicialmente com uma tiragem de 1 milhão de exemplares, 100 mil livros para cada idioma”.

“Hoje, temos no mercado 9 mil livros, sendo 1 mil no formato 40×30, 1 mil no formato 29×29, ambos em edição especial e papel couchê e capa dura, e 8 mil exemplares no formato americano e todos com caixa em cartão supremo e capa em hot stamp”, explicou.

O exemplar da edição especial, formato 40×30 cm, com capa dura, papel couchê e caixa, custa R$ 1 mil. O exemplar no formato 29×29 cm, com capa dura, papel couchê e caixa, sai por 500,00. Mas tem também uma edição popular, com caixa por R$ 70,00.

Os pedidos podem ser feitos à própria Memorial através do email memorialeditora@yahoo.com.br

 

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima