quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

E-book conta a história do Vale Música no Espírito Santo

O trabalho comemora as duas décadas de atividade do projeto social desenvolvido no Estado pela Estação Conhecimento Serra, por meio de patrocínio da Vale/Instituto Cultural Vale, em mais de 600 páginas repletas de entrevistas, fotos e depoimentos inéditos de profissionais e educandos que fizeram parte dessa história.

Gustavo Andrade

 

O Projeto Vale Música faz história no Espírito Santo e essa trajetória ganha agora registro em livro, com o e-book Vale Música ES – 20 Anos.

O trabalho comemora as duas décadas de atividade do projeto social desenvolvido no Estado pela Estação Conhecimento Serra, por meio de patrocínio da Vale/Instituto Cultural Vale, em mais de 600 páginas repletas de entrevistas, fotos e depoimentos inéditos de profissionais e educandos que fizeram parte dessa história.

O conteúdo da publicação será disponibilizado no site do Instituto Cultural Vale (https://institutoculturalvale.org/). Com pesquisa e textos do jornalista José Roberto Santos Neves, o e-book Vale Música ES – 20 anos traz uma narrativa sobre a evolução do projeto no Estado, desde a sua fundação até o cenário atual.

Contempla as orquestras, bandas e corais em atividade, os concertos inesquecíveis, o intercâmbio com as principais orquestras do país e o papel do Instituto Cultural Vale como patrocinador de um programa que contribui para a geração de impactos sociais na vida de tantos jovens e de suas famílias.

Nas páginas desta edição, o leitor também poderá conferir mais de 60 entrevistas com pessoas que são parte da história do Vale Música no Espírito Santo, incluindo maestros, professores, gestores, parceiros, educandos, ex-educandos e seus familiares.

Academia de Ensino

A narrativa começa nos anos 2000, quando a Fundação Vale, em conjunto com a Associação de Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, promove a criação de um projeto social de educação musical destinado a crianças e adolescentes, residentes na Região Metropolitana do Estado.

Em setembro daquele ano, teve início a Academia de Ensino Vale Música, com aulas gratuitas de música para crianças e jovens selecionados pelas Secretarias de Ação Social dos municípios da Grande Vitória.

Começava, naquele momento, uma história permanente de conquistas, cujos protagonistas são, hoje, educandos, educadores e ex-educandos.

Nos dez primeiros anos de Projeto, cerca de 60 mil pessoas acompanharam a série Concertos Didáticos, apresentada pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo para estudantes das escolas públicas municipais da Grande Vitória.

Nesse período, o Vale Música fez parcerias produtivas com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); com o Projeto O Congo na Escola, do Centro Cultural Caieiras (Cecaes); e o Projeto Animação, do Instituto Marlin Azul.

Em 20 anos, mais de 3,5 mil crianças e adolescentes estudaram música por meio do Projeto. O talento dos jovens capixabas percorreu o Brasil e o exterior em diversas turnês, incluindo concertos nos Estados Unidos, Sérvia e Japão. Em fevereiro de 2022, a Orquestra Vale Música apresentou-se na Expo Dubai, nos Emirados Árabes.

Histórias de vida

O e-book Vale Música ES – 20 anos transporta o leitor para histórias de superação como a de Ariel da Silva Alves, que fez parte da primeira turma do Vale Música, no ano 2000.

Ele começou a estudar flauta através do projeto com 12 anos. Após concluir o Bacharelado em Música pela Fames e o mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ariel desde 2018 é professor concursado de Música da Universidade Federal do Pará.

O percussionista Wagner Nascimento, que participou da Camerata Vale Música de 2007 a 2012, atualmente é membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF).

Outro exemplo de superação é o maestro Lucas Anizio. Ele entrou para o Vale Música em 2002, aos 14 anos, como estudante de violino. Em 2013, assumiu o posto de professor e hoje é regente da Orquestra Jovem Vale Música e da Camerata Jovem Vale Música.

Orquestras

A publicação percorre as transformações ocorridas no Projeto Vale Música Espírito Santo nessas duas décadas, como a transferência de sua gestão parra a Estação Conhecimento Serra em 2012, a criação dos grupos de referência e as parcerias com algumas das orquestras mais importantes do país.

Em 2019, o Instituto Cultural Vale estruturou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem que envolve, atualmente, mais de 240 profissionais e mais de mil estudantes, com ações de formação, residência musical e encontros musicais.

O Vale Música ES participa do Programa junto com os projetos Vale Música Belém (PA), Moinho Cultural (MS) e Vale Música Brumadinho (MG).

Também participam do Programa a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Nova Orquestra e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em 2020, a Vale ampliou o seu apoio à cultura com o lançamento do Instituto Cultural Vale, criado com o objetivo de valorizar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar expressões artísticas.

O Programa Vale Música passou, então, a integrar o eixo de programas autorais do Instituto Cultural Vale, de modo a contemplar intercâmbios entre estudantes e professores dos polos de formação, aulas com músicos das orquestras profissionais patrocinadas pela Vale e residências artísticas.

E, mesmo na pandemia da Covid-19, o Projeto Vale Música ES mostrou sua força criativa e continuou avançando: as aulas e apresentações foram adaptadas para o formato online, garantindo que as aprendizagens e trocas continuassem, ainda que à distância.

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, a longevidade do Projeto Vale Música no Espírito Santo reforça a importância do investimento das empresas em cultura e educação.

“Para a Vale, iniciativas como o Vale Música sintetizam a visão de que a cultura é um instrumento de transformação social, capaz de criar impactos positivos na vida das pessoas e de construir um legado para as futuras gerações. E o Projeto Vale Música ES é parte significativa dessa trajetória, da qual temos o orgulho e a felicidade de fazer parte”.

A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, destaca a importância de se registrar a história do Vale Música em livro e os benefícios proporcionados pelo projeto para educandos, familiares e a comunidade.

“O e-book representa a memória viva de todo o caminho que foi percorrido até o presente momento, relatada pelos seus protagonistas. Um projeto social que gera impactos sociais transformadores se torna um valor intangível para a empresa”, comemora.

E completa: “Somos uma marca no imaginário de muitos jovens e famílias, de muitas histórias de sucesso, e isso é grandioso porque muda o rumo, revela outras dimensões da vida, gera expansão humana. Que venham mais 20 anos ao Vale Música!”.

Matéria relacionada

Euclério Sampaio reafirma apoio ao projeto de Renato Casagrande e Ricardo Ferraço ao governo

Euclério Sampaio reafirma apoio ao projeto de Renato Casagrande e Ricardo Ferraço ao governo

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, é reconhecido no meio político por sua personalidade firme e posicionamentos claros, características que o consolidaram como uma liderança respeitada no Espírito Santo. Diante

POLÍTICA: “Resumo da Ópera”

POLÍTICA: “Resumo da Ópera”

As últimas movimentações do tabuleiro político do Espírito Santo mostraram que chegou a hora de separar homens e meninos. A conversa ficou séria e colocou no xadrez improváveis composições para

​Prefeitura de Vila Velha recebe Selo Diamante em Transparência 2025

​Prefeitura de Vila Velha recebe Selo Diamante em Transparência 2025

A Prefeitura de Vila Velha reafirmou, nesta quarta-feira (11), sua posição como referência capixaba em gestão pública de excelência. O prefeito Arnaldinho Borgo recebeu oficialmente o Selo Diamante em Transparência

Em auditoria, TCE-ES vai fiscalizar contrato entre município de Marechal Floriano e OS na área de saúde

Em auditoria, TCE-ES vai fiscalizar contrato entre município de Marechal Floriano e OS na área de saúde

O Plenário do TCE-ES decidiu iniciar uma auditoria para verificar os indícios de irregularidades no contrato de gestão para a área da saúde celebrado entre o município de Marechal Floriano e o Instituto de Apoio ao Meio Ambiente, Saúde

Operação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias

Operação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias

A Prefeitura de Presidente Kennedy realizou, nesta quarta-feira (11), reunião estratégica para definir as ações da Operação Carnaval 2026. O encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Entre novidades e surpresas, o carnaval tradicional da Barra do Jucu, em Vila Velha, pede passagem na segunda-feira (16), a partir das 15 horas, quando os mascarados se juntam à

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *