Gustavo Andrade
O Projeto Vale Música faz história no Espírito Santo e essa trajetória ganha agora registro em livro, com o e-book Vale Música ES – 20 Anos.
O trabalho comemora as duas décadas de atividade do projeto social desenvolvido no Estado pela Estação Conhecimento Serra, por meio de patrocínio da Vale/Instituto Cultural Vale, em mais de 600 páginas repletas de entrevistas, fotos e depoimentos inéditos de profissionais e educandos que fizeram parte dessa história.
O conteúdo da publicação será disponibilizado no site do Instituto Cultural Vale (https://institutoculturalvale.org/). Com pesquisa e textos do jornalista José Roberto Santos Neves, o e-book Vale Música ES – 20 anos traz uma narrativa sobre a evolução do projeto no Estado, desde a sua fundação até o cenário atual.
Contempla as orquestras, bandas e corais em atividade, os concertos inesquecíveis, o intercâmbio com as principais orquestras do país e o papel do Instituto Cultural Vale como patrocinador de um programa que contribui para a geração de impactos sociais na vida de tantos jovens e de suas famílias.
Nas páginas desta edição, o leitor também poderá conferir mais de 60 entrevistas com pessoas que são parte da história do Vale Música no Espírito Santo, incluindo maestros, professores, gestores, parceiros, educandos, ex-educandos e seus familiares.
Academia de Ensino
A narrativa começa nos anos 2000, quando a Fundação Vale, em conjunto com a Associação de Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, promove a criação de um projeto social de educação musical destinado a crianças e adolescentes, residentes na Região Metropolitana do Estado.
Em setembro daquele ano, teve início a Academia de Ensino Vale Música, com aulas gratuitas de música para crianças e jovens selecionados pelas Secretarias de Ação Social dos municípios da Grande Vitória.
Começava, naquele momento, uma história permanente de conquistas, cujos protagonistas são, hoje, educandos, educadores e ex-educandos.
Nos dez primeiros anos de Projeto, cerca de 60 mil pessoas acompanharam a série Concertos Didáticos, apresentada pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo para estudantes das escolas públicas municipais da Grande Vitória.
Nesse período, o Vale Música fez parcerias produtivas com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); com o Projeto O Congo na Escola, do Centro Cultural Caieiras (Cecaes); e o Projeto Animação, do Instituto Marlin Azul.
Em 20 anos, mais de 3,5 mil crianças e adolescentes estudaram música por meio do Projeto. O talento dos jovens capixabas percorreu o Brasil e o exterior em diversas turnês, incluindo concertos nos Estados Unidos, Sérvia e Japão. Em fevereiro de 2022, a Orquestra Vale Música apresentou-se na Expo Dubai, nos Emirados Árabes.
Histórias de vida
O e-book Vale Música ES – 20 anos transporta o leitor para histórias de superação como a de Ariel da Silva Alves, que fez parte da primeira turma do Vale Música, no ano 2000.
Ele começou a estudar flauta através do projeto com 12 anos. Após concluir o Bacharelado em Música pela Fames e o mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ariel desde 2018 é professor concursado de Música da Universidade Federal do Pará.
O percussionista Wagner Nascimento, que participou da Camerata Vale Música de 2007 a 2012, atualmente é membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF).
Outro exemplo de superação é o maestro Lucas Anizio. Ele entrou para o Vale Música em 2002, aos 14 anos, como estudante de violino. Em 2013, assumiu o posto de professor e hoje é regente da Orquestra Jovem Vale Música e da Camerata Jovem Vale Música.
Orquestras
A publicação percorre as transformações ocorridas no Projeto Vale Música Espírito Santo nessas duas décadas, como a transferência de sua gestão parra a Estação Conhecimento Serra em 2012, a criação dos grupos de referência e as parcerias com algumas das orquestras mais importantes do país.
Em 2019, o Instituto Cultural Vale estruturou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem que envolve, atualmente, mais de 240 profissionais e mais de mil estudantes, com ações de formação, residência musical e encontros musicais.
O Vale Música ES participa do Programa junto com os projetos Vale Música Belém (PA), Moinho Cultural (MS) e Vale Música Brumadinho (MG).
Também participam do Programa a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Nova Orquestra e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Em 2020, a Vale ampliou o seu apoio à cultura com o lançamento do Instituto Cultural Vale, criado com o objetivo de valorizar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar expressões artísticas.
O Programa Vale Música passou, então, a integrar o eixo de programas autorais do Instituto Cultural Vale, de modo a contemplar intercâmbios entre estudantes e professores dos polos de formação, aulas com músicos das orquestras profissionais patrocinadas pela Vale e residências artísticas.
E, mesmo na pandemia da Covid-19, o Projeto Vale Música ES mostrou sua força criativa e continuou avançando: as aulas e apresentações foram adaptadas para o formato online, garantindo que as aprendizagens e trocas continuassem, ainda que à distância.
Para o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, a longevidade do Projeto Vale Música no Espírito Santo reforça a importância do investimento das empresas em cultura e educação.
“Para a Vale, iniciativas como o Vale Música sintetizam a visão de que a cultura é um instrumento de transformação social, capaz de criar impactos positivos na vida das pessoas e de construir um legado para as futuras gerações. E o Projeto Vale Música ES é parte significativa dessa trajetória, da qual temos o orgulho e a felicidade de fazer parte”.
A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, destaca a importância de se registrar a história do Vale Música em livro e os benefícios proporcionados pelo projeto para educandos, familiares e a comunidade.
“O e-book representa a memória viva de todo o caminho que foi percorrido até o presente momento, relatada pelos seus protagonistas. Um projeto social que gera impactos sociais transformadores se torna um valor intangível para a empresa”, comemora.
E completa: “Somos uma marca no imaginário de muitos jovens e famílias, de muitas histórias de sucesso, e isso é grandioso porque muda o rumo, revela outras dimensões da vida, gera expansão humana. Que venham mais 20 anos ao Vale Música!”.