quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Mulher: Como anda o seu prazer?

 

 

Neste texto Vou falar com você sobre o autoconhecimento, autotoque (masturbação) e exploração de todo seu corpo que são fundamentais para uma sexualidade saudável.

Você mulher assim como eu deve ter sido criada muito reprimida, principalmente quando o assunto era sexo, proibido, mulheres não poderiam falar sobre isso, e não tinham orientação correta sobre este tema.

Mais de 50% das mulheres tem redução no desejo sexual ou nunca terem vivenciado um orgasmo, pois o prazer feminino ainda é mito envolto em tabus preconceitos, muitas mulheres nunca se tocaram e nem sabem do que gostam ou não na hora qu estão com suas parcerias.

Quando a mulher não sabe onde gosta ou não se ser tocada é sinal de que ela não costuma se tocar e não conhece seu próprio corpo.

Para que todos esses mitos e tabus sejam desconstruídos não será do dia para noite, já melhorou muito após a mulher ter começado a lutar pelos seus direitos, com os movimentos feministas. Com a chegada da pílula anticoncepcional, a mulher prcebeu que poderia ter prazer.

A sexualidade afeta diretamente a qualidade de vida da mulher e da sua parceria.

Dos tabus, um dos principais é o autotoque (masturbação), 40% das mulheres nunca tocaram seu próprio corpo, ela não se sentem à vontade com o próprio corpo. Para que possa explorar seus pontos de prazer (zonas erógenas) e descobrir do que precisa para atingir o orgasmo, só consegue tocando seu próprio corpo.

Outro tabu importante é sobre a vulva principalmente quanto a sua aparência e cheiro, que muitas mulheres ficam envergonhadas, além da cobrança de que é necessário atender a um padrão de beleza do corpo perfeito.

Muitas mulheres se queixam que não conseguem atingir o orgasmo e que tem o desejo sexual reduzido. 20% das mulheres nunca atingiram o orgasmo, e desse percentual 99% delas nunca se tocaram, nunca praticaram o autotoque. Há uma falta de educação sexual, o que impede que a mulher tenha mais prazer e se permita mais quanto o assunto é sexo.

A educação sexual é primordial para que a mulher aprenda a explorar todo seu potencial orgástico, entenda seu ciclo de resposta sexual, seus pontos de prazer que serão os gatilhos da sua excitação, e é muito importante se conversar sem tabus e preconceitos sobre sexualidade, educando assim sobre a realidade deste tema.

Nós mulheres somos cíclicas e é necessário que tenhamos conhecimento sobre os efeitos da menstruação sobre o nosso corpo: alterações físicas, de humor, emocionais, as secreções vaginais estão normais para cada período, para cuidarmos da nossa saúde íntima, nosso corpo nos mostra sinais, precisamos estar atentas.

Quando falamos de sexo, é muito importante saber que não devemos genitalizar o contato, o corpo todo tem pontos de prazer, não somente o órgão genital feminino ou masculino, temos um potencial orgástico enorme se soubermos explorar o nosso corpo e o da nossa parceria.

O autotoque é uma ato de autocuidado e autoconhecimnto. Ela pode ser usada como ferramenta de autodescoberta e para aumentar o desejo e intimidade com a parceria. S tocar ajuda a relaxar, melhora o sono, produz hormônios do prazer, e pode ser uma válvula d escap quando se está sem a parceria por perto.

O autotoque é uma importante ferramenta para que a mulher se empodere do seu próprio prazer e não o terceirize. Você mulher pode ser a peça principal da sua relação sexual e não somente a coadjuvante que deixa a parceria praticamente sozinha na hora H. Participe mais, seja mais ativa, tenha e proporcione muito mais prazer!

Ame-se, cuide-se e permita-se.

Por Juliana Graça.

Juliana Graça, sexóloga, palestrante, Terapeuta sexual, empreendedora da Juliana Graça Butique Íntima.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha da Vila.

Matéria relacionada

Hospital Infantil de Vitória forma nova turma de profissionais da saúde no curso de Residência Médica.

Hospital Infantil de Vitória forma nova turma de profissionais da saúde no curso de Residência Médica.

  O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), localizado em Vitória, concluiu mais uma turma do Programa de Residência Médica em Pediatria Geral da unidade, em cerimônia realizada

‘FelizIdade’: residentes do ICEPi criam grupo para promover saúde de idosos em Vila Velha.

‘FelizIdade’: residentes do ICEPi criam grupo para promover saúde de idosos em Vila Velha.

  O dia a dia dos idosos que são atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) de Divino Espírito Santo, em Vila Velha, ganhou uma atividade nova em prol

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves abre novas vagas de emprego

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves abre novas vagas de emprego

    O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, está com oportunidades de emprego, totalizando 38 vagas disponíveis para diferentes cargos, proporcionando uma variedade de opções para

HEC bate recorde interno de procedimentos de tratamento do AVC isquêmico agudo    

HEC bate recorde interno de procedimentos de tratamento do AVC isquêmico agudo   

    No mês de janeiro, a unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Estadual Central - Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), localizado em Vitória, atingiu números recordes, na

Entenda como fica a disputa republicana após vitória de Trump na Carolina do Sul.

Entenda como fica a disputa republicana após vitória de Trump na Carolina do Sul.

  O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as primárias presidenciais republicanas da Carolina do Sul derrotando Nikki Haley em seu território. A vitória do ex-presidente no estado de

Alagamentos fazem Deputado Callegari pedir renuncia do Prefeito de Cachoeiro

Alagamentos fazem Deputado Callegari pedir renuncia do Prefeito de Cachoeiro

    Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do diretório municipal do PL de Cachoeiro, deputado Wellington Callegari, foi enfático ao pedir a renúncia do prefeito de Cachoeiro,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima