domingo, 25 de fevereiro de 2024

Bolsonaro: “Minhas impressões “

 

A política como objeto de estudo nos leva a fazer análises imparciais, tabulações sem bandeiras e interpretações das possibilidades, esses são os passos da política como ciência.

Entretanto, após o evento das eleições de 2022, lancei meus olhos neutrais para Jair Bolsonaro e comecei acompanhar mais de perto sua postura pós-eleição, especialmente nos últimos dias, quando esteve por aqui, no Espírito Santo.

Assim, concisamente, pontuo minhas ligeiras impressões da seguinte forma:

01. PRESSA PARA CONDENÁ-LO: Eu sou um brasileiro que confio na justiça, mas não acredito no judiciário. Estrategicamente, o PT está cometendo um erro crasso ao atacar excessivamente o ex-presidente, criando antíteses que estão transformando Bolsonaro em vítima e perseguido, ressuscitando seu principal adversário.

A pressa para condenar Bolsonaro pode ter efeitos políticos devastadores, especialmente quando se tem um judiciário descredibilizado e sem o apoio da maioria absoluta da população.

Contudo, uma das coisas que mais me impressionou foi o fato de Bolsonaro não vestir a capa de vítima das circunstâncias e não transformar seu discurso em lamento, ele falou e tocou no assunto sem amargura na face e sem nenhum temor.

Diferente dos seus adversários que demonstram pressa para condená-lo, Bolsonaro não tem pressa de provar que é inocente, foi o que percebi.

02. SIMPLICIDADE: Muito me chamou atenção o fato do ex-presidente pagar suas passagens aéreas do próprio bolso, não aceitar ficar em hotel de luxo, contentando-se com um quarto na casa do senador Magno Malta. Qualquer chefe ou ex-chefe de Estado tomaria algumas precauções sobre conforto e segurança, mas, Bolsonaro quebrou o protocolo da vaidade e mostrou modéstia e simplicidade.

Na hora de comer mostrou que é gente como a gente, pediu moqueca de capixaba e nada de badejo, foi cação mesmo. Café na padaria popular com copo americano, pão com manteiga e água de 500 ml. A camisa não era de grife, o sapato estava meio surrado e a calça bastante batida.

O cara é simples!

03. LIDERANÇA: Vale destacar o semblante dos bolsonaristas, eles queriam tocar e apertar a mão do mito, esse era o refrão. Abraçava as pessoas simples, especialmente idosos e crianças. Cismado, olhava para algumas pessoas e não fazia muita questão dos ditos acadêmicos, essas gente perfumada pela arrogância.

Uma piada, um pedaço de abacaxi de Marataízes, uma roda de bate papo e um homem que, naturalmente, regia uma alucinada orquestra, uma voluntária multidão que nutre a viva esperança nele e por ele.

Bolsonaro é um cara simples, essa foi a minha impressão.

Weverton Santiago

Teólogo Presbiteriano e Cientista Político.

As informações contidas são de responsabilidade do  Autor.

 

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima