Considerada a segunda data mais importante do comércio no país, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve movimentar R$ 281 milhões em vendas no Espírito Santo.
O levantamento foi divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) -, e traz uma expectativa de recuo de 1% no faturamento em relação ao ano passado. No Brasil, foi estimada uma queda real de 4,1% nas vendas em 2023, com faturamento de cerca de R$ 13 bilhões.
De acordo com a análise da Federação, a expectativa de recuo este ano vem de um cenário econômico menos favorável por conta da inflação e dos juros altos – apesar da perda de ritmo de alta de preços, o nível atual de inflação ainda é sentido pelos consumidores, que deverão pesquisar para encontrar produtos com valores mais acessíveis.
O levantamento traz, ainda, os presentes mais procurados na data, que incluem vestuários, calçados e acessórios, que devem responder por 44,6% do faturamento no Dia das Mães. Além disso, móveis e eletrodomésticos (16,3%); e perfumaria e cosméticos (16%) também figuram na lista dos produtos mais demandados.
O valor médio desembolsado pelos capixabas para o presente das mães deve ficar em torno de R$ 200.
De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, além de contribuir para alta nas vendas do comércio, o Dia das Mães também é uma oportunidade para movimentar a cadeia de serviços, especialmente os de alimentação fora de casa, salões de beleza e estética.
“Uma data comemorativa sempre tem o efeito de impulsionar as vendas, ainda que as famílias estejam com os orçamentos um pouco mais apertados. O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso temos otimismo com a data”, pontuou.