O Convento da Penha, em Vila Velha, ganhou uma nova alternativa de transporte e também de passeio, para para acesso ao Campinho. Chamado de “Trenzinho das Alegrias”, o veículo tem o formato de um vagão de trem e foi lançado nesta quarta-feira (15).
A passagem do Trenzinho custa R$ 10 (subida ou descida) e R$ 20 (subida e descida), e poderá ser adquirida no portão do Convento, no mesmo local onde já são vendidos os bilhetes para transporte de vans.
A ideia é que os passageiros possam embarcar numa viagem pela história, pelas belezas naturais do Convento, além de se divertirem com um trajeto mais voltado para o turismo religioso.
O funcionamento do Trenzinho será especialmente aos sábados, domingos e feriados, mas os freis do Convento, a exemplo do frei Pedro Engel, já analisam a possibilidade do veículo rodar todos os dias.
Para dezembro, período em que o Santuário recebe um número elevado de visitantes, a expectativa é que o Trenzinho realize diversas viagens todos os dias e não apenas aos finais de semana.
Frei Djalmo Fuck, guardião e reitor do Convento, enfatiza que o passeio vai possibilitar aos passageiros um contato com a natureza e com a história.
“O Trenzinho tem a finalidade de proporcionar aos turistas, um contato direto com a natureza, com a beleza da criação de Deus. Depois, num segundo momento, as pessoas vão conhecer mais sobre a nossa história, sobre a presença franciscana desde 1558. Essa viagem, que deve durar um pouco mais de 10 minutos, será um passeio contemplativo. Essa é a motivação principal. Viajar num passeio contemplando a presença de Deus na natureza e na criação que São Francisco tanto nos ensinou a amar”, destaca.
O guardião ainda ressalta que a iniciativa de construção do Trenzinho partiu da própria fraternidade e faz parte de uma série de ações que visam uma melhor acolhida.
“Geralmente os grandes monumentos ou cidades turísticas sempre possuem muitos atrativos. Em muitos lugares já existem ‘trenzinhos’. Isso faz com que o visitante queira voltar. A partir disso, nós estamos promovendo várias ações para acolher melhor nossos visitantes e essa ação é uma delas”.