O Ministério do Turismo (MTur) divulgou nessa semana a lista com os municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Dos 42 municípios habilitados em todo o Brasil, seis são do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.
Agora os habilitados concorrerão a 10 vagas para receber uma consultoria do MTur para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.
A divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio e os destinos classificados serão anunciados preliminarmente no dia 26 de maio e o resultado final do edital, com o anúncio dos dez classificados, será realizado no dia 7 de junho de 2023.
“O DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. É mais investimento no turismo do nosso Brasil”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Habilitados
Anchieta é um dos 42 municípios participantes do projeto-piloto, que foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros quesitos.
As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.
Para participar da estratégia, os municípios deveriam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo.
“Vemos com alegria o Espírito Santo ter seis municípios selecionados nesta primeira etapa. O DTI é uma ação inovadora e vai fortalecer os destinos, deixando-os cada vez mais preparados para receberem o turista”, comemora o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.