segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Destinos para visitar e curtir o verão no ES, com praias, montanhas e gastronomia variada.

 

Saem as praias de águas esverdeadas de Guarapari, um dos destinos mais visitados do estado, e entram dunas de areia fina, rocha de tons azulados, turismo rural e gastronomia com sotaque europeu.

Neste roteiro, a reportagem te leva para alguns dos destinos imperdíveis do Espírito Santo, onde o turismo vai muito além da capital Vitória e da vizinha Vila Velha.

ITAÚNAS

O município de Conceição da Barra, a 256 quilômetros de Vitória, abriga a Vila de Itaúnas, que é não só a Capital Capixaba do Forró, mas também acesso ao Parque Estadual de Itaúnas.

O parque mais visitado do Espírito Santo é monumento natural do estado e, desde 1992, é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, cujos 3.200 hectares de área preservada guardam dunas de areias finas, floresta de restinga e uma praia de águas mornas, procuradas por surfistas.

O atrativo fica a 29 quilômetros ao norte de Conceição da Barra, no distrito de Itaúnas. Para quem procura faixas de areias mais isoladas, a dica é a Riacho Doce, no limite entre o Espírito Santo e a Bahia, considerada uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.

MONTANHAS CAPIXABAS

Não muito longe do mar de ilhas que recorta a geografia acidentada do Espírito Santo, o turismo capixaba sobe a serra, a pouco mais de 50 quilômetros da capital.

Com influências alemãs, italianas, austríacas e polonesas, a Região das Montanhas Capixabas é formada por nove cidades: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

As atrações mais famosas por ali são o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, e a Rota do Lagarto, estrada cênica de cerca de oito quilômetros, entre a BR-262 e a Rodovia ES-164, que forma um corredor verde, recortado por túneis naturais.

A estrada passa pelo principal atrativo da região, a Pedra Azul, um maciço rochoso de granito a 1.822 metros de altitude, cujos tons vão do acinzentado ao azul, de acordo com a incidência de luz.

GUARAPARI

Essa cidade a 64 quilômetros de Vitória tem mesmo o dom da cura. Suas praias de areias escuras tem poderes medicinais que colocaram o destino na lista dos lugares para fazer turismo de saúde no Brasil, sem falar na produção da tradicional moqueca capixaba.

Com quase 30 opções de faixas de areia, o litoral de Guarapari guarda praias como a do Morro, a mais popular e uma das mais extensas, com cerca de quatro quilômetros, a urbana e central Praia das Castanheiras (140 metros de extensão e com boa infraestrutura) e Areia Preta, conhecida pela areia monazítica de poder medicinal, ao sul da cidade.

As opções seguem com a Meaípe, uma vila de pescadores com praia de areias claras e concorrida não apenas durante o dia, mas também à noite; Setiba, de águas tranquilas, ao norte da cidade; e a familiar Praia de Santa Mônica com suas águas calmas e de pouca profundidade.

VITÓRIA E VILA VELHA

Com poucos quilômetros uma da outra, são como duas vizinhas inseparáveis que carregam na história a responsabilidade de ser a capital do Espírito Santo (Vila Velha já foi a sede do governo daquela capitania, entre 1535 e 1549).

A segunda capital mais antiga do Brasil é formada por um arquipélago de 33 ilhas e uma porção continental, cujos destaques são o centro histórico com construções do século 16 e o Parque Moscoso, o mais antigo de Vitória, aberto em 1912.

Já Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo e ficou, nacionalmente, conhecido pela visita ao museu e à fábrica dos chocolates Garoto.

Outro atrativo que vale a visita é o Convento da Penha, o santuário mariano mais antigo do Brasil e endereço de uma das mais belas vistas de Vila Velha e arredores, a 154 metros de altitude.

Matéria relacionada

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Após alcançar o seu principal objetivo, que era o acesso, Serra coroou a sua campanha vitoriosa com o título do Campeonato Capixaba Série B 2025. Na tarde deste sábado (11),

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas, ao defender a irmã de agressões do ex-companheiro dela. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (12) no bairro Ataíde, em

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

O título do Capixabão Série B será decidido em jogo único neste sábado (11), às 16h30, no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. A Federação de Futebol do Estado do

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Um grave acidente registrado na tarde de quinta-feira (9) deixou três mortos e quatro feridos na rodovia ES-490, no trecho entre Cachoeiro de Itapemirim e o Litoral Sul capixaba, em

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) abriu mil vagas para cinco cursos de Ensino a Distância (EAD). Serão 200 vagas disponíveis para “Marketing”,

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

O Parque Urbano Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, será o cenário da edição especial do “Vila Kids – Aventura na Duque”, neste domingo (12), em celebração ao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *