A cervejaria capixaba Azzurra está investindo cerca de R$ 3 milhões para desenvolver o turismo de cervejarias montanhas capixabas. O objetivo é expandir o negócio por meio de consumo in loco e experiências com as bebidas em unidades próprias, em vez de focar no aumento das vendas em redes varejistas. A Azzurra está investindo cerca de R$ 3 milhões nesta estratégia, que inclui uma nova fábrica, uma cervejaria na Rota dos Ipês e uma fazenda produtora de insumos para cerveja.
Sócios da Azzurra na WTM América Latina
Cervejaria vai produzir ingredientes da cerveja em fazenda em Pedra Azul
Com uma produção mensal média de 12 mil litros de diversos tipos de cervejas por mês, a cervejaria Azzurra, que nasceu nas montanhas capixabas, está à frente de um investimento milionário para desenvolver o turismo nas montanhas capixabas.
Atualmente a Azzurra conta com um restaurante e cervejaria na Rota do Lagarto e está construindo uma fábrica própria em Venda Nova do Imigrante, que será aberta a visitantes, e uma cervejaria na Rota dos Ipês, também em Domingos Martins. As duas obras devem ser entregues ainda neste ano.
“Identificamos que nosso negócio principal é o turismo. Em vez de expandir por meio do varejo, queremos tocar operações próprias e fortalecer o ecossistema do turismo. Por mais que temos potencial para distribuir para supermercados e empórios, queremos priorizar a venda no copo”, afirma Thalles Guimarães, sócio-fundador da Azzurra.
Investindo em reconhecimento nacional e internacional, a Azzurra também participou na última semana do principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, a WTM Latin America, a convite do Sebrae. A presença da Azzurra apresentou seus diversos estilos de cerveja para degustação, a cervejaria também promoveu a experiência de degustação às cegas, da qual participaram visitantes do mundo inteiro.
Segundo Renata Vescovi, assessora técnica do SEBRAE, a cervejaria Azzurra foi escolhida para participar do evento por ser um case de sucesso não só local como nacional. “A cervejaria capixaba foi além da estratégia de marketing e venda. Eles conseguiram promover a comercialização do seu produto gerando uma experiência diferenciada no consumo aliando com a diversão, movimentando assim também o turismo na região”, explica ela.
O próximo investimento da Azzurra, também ligado ao turismo de experiência, será em uma fazenda produtora de insumos para cerveja em Pedra Azul que promoverá o conceito “do campo ao copo”.