O número de mortes causadas pela dengue no Espírito Santo em 2024 subiu para 11. A informação foi confirmada no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Em uma semana, uma nova morte foi registrada. A vítima é um homem, de 34 anos, morador do bairro Interlagos, em Linhares, município que concentra o maior número de mortes pela doença no Estado neste ano, com 3 registros.
As outras 8 mortes foram registradas nas cidades de São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, São Mateus, Sooretama, Anchieta e Muqui, que tem um óbito cada.
De acordo com a Prefeitura de Linhares, o homem que foi a terceira vítima da dengue no município apresentava comorbidades.
A prefeitura reforça ainda que, desde o início do ano, foram realizados 12.600 exames para detectar a doença e cerca de 6 mil pacientes foram atendidos para hidratação e hidratação venosa no município. Ao todo, no Estado, 87.670 casos de dengue já foram notificados.
Como se prevenir:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa
reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como
tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas,
tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.