Está cada vez mais comum aparecer no consultório pacientes com queixas nas articulações e ligamentos do pescoço, na coluna cervical, de acordo com o ortopedista Nilo Neto.
Um dos motivos é a utilização em excesso dos smartphones, até mesmo computadores com tela baixa, fazendo com que as pessoas sobrecarreguem a região.
“O uso prolongado do aparelho telefônico ou até mesmo dos tablets e notebooks, de forma incorreta, pode causar a Síndrome de Pescoço de Texto, sobrecarga na musculatura e nas articulações que pode ocasionar dores na coluna. A longo prazo, esse mau uso pode levar à artrose na coluna”, explicou o ortopedista.
Outros possíveis sintomas ocasionados pela chamada Síndrome do Pescoço de Texto podem ser dores na nuca com irradiação para os ombros ou para a dorso e cefaleia na região posterior da cabeça.
O médico comentou do esforço que pode ter ao ler uma mensagem no celular, por exemplo. “Por exemplo, quando a pessoa inclina o pescoço para baixo e para frente, pode aumentar em até cinco vezes o peso que a cabeça exerce sobre a coluna”.
Para evitar essas consequências de dores no pescoço, de cabeça, entre outras doenças, o ortopedista orienta a manter sempre as telas na altura dos olhos, mantendo a cabeça bem centrada, alinhando os ouvidos com os ombros e a cada 20 ou 30 minutos realizar alongamentos e mudar de posição.
A prevenção é o melhor remédio e para evitar essa síndrome, Dr. Nilo Neto recomenda que seja por meio da ergonomia. “Quando a pessoa olhar para alguma coisa que pode mobilizar, que ela traga isso para a altura de seus olhos, como a tela do computador, o celular ou tablet”, disse o médico.
Tratando de ajuda no tratamento, o ideal é fazer o uso de medidas que auxiliam no alívio da dor. “Para isso, temos o acompanhamento da fisioterapia, acupuntura, massagem e medicamentos para momentos de crise, mas o melhor a ser feito é evitar a sobrecarga com a postura errada”, destacou Neto.