A teleconsulta com especialistas já é uma realidade no sistema público de saúde de cidades da capixabas. Ontem foi o primeiro dia de atendimento na sala de teleconsulta de Cariacica.
A previsão é de que 6.005 vagas para consultas remotas com especialistas sejam oferecidas neste mês. A novidade foi anunciada pelo governo do Estado e as vagas serão ofertadas em 12 especialidades. O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, assinala que o caminho da teleconsulta é importante para levar saúde de alta complexidade aos municípios do interior.
“Temos médicos de todo o Brasil atendendo os capixabas pela internet. E isso é muito importante, porque são especialidades difíceis de serem encontradas, mas quando temos a tecnologia a nosso favor, a gente consegue trazer gente do Brasil inteiro e até do mundo que pode atender aos capixabas com qualidade”, destacou o secretário.
A porta de entrada são as unidades básicas de saúde dos municípios. A aposentada Anna Maria Palcich Lemos, de 85 anos, esteve ontem na sala de teleconsulta do município, que fica na Secretaria de Saúde, para um teleatendimento.
“Estava esperando a consulta há oito meses. Fiquei ansiosa esperando, mas gostei. É igual quando a gente fala com um parente pelo vídeo do telefone”, destacou Anna Maria.
Pedro Ivo da Silva, secretário Municipal de Saúde de Cariacica, explicou que inicialmente serão oferecidos 35 atendimentos por semana em consulta de saúde mental com especialidade em psiquiatria, passando, posteriormente, a ofertar a teleconsulta, todas as terças-feiras, das 12 às 17 horas, em 12 especialidades.
Em Vila Velha, a oferta de teleconsultas especializadas foi lançada no dia 12 de março, para atendimentos em psiquiatria e urologia.
Segundo a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, tem sido bem recebida pela população. “Todo início é desafiador, mas a gente compreende que a teleconsulta é um caminho sem volta, isso facilita a vida do usuário”, afirmou.
Ainda de acordo com a secretária, a tendência é de ampliação contínua dessa oferta, à medida que a população se familiariza com o serviço. Em março foram atendidas cerca de 50 pessoas e a previsão para abril é de cerca de 240 atendimentos, incluindo outras especialidades. “A previsão é sempre ampliar”.
Saiba mais
Teleconsultas
Ao todo, foram contratadas 383.750 teleconsultas para todo o Estado.
Região Metropolitana
Atendimentos: Em 3 meses, foram 4.250 teleconsultas, média de 1.416 por mês. No total serão 265 mil.
Especialidades: 12 (angiologia adulto, cardiologia adulto e pediatria, dermatologia adulto, gastroenterologia adulto, neurologia adulto, ortopedia adulto e pediatria, otorrinolaringologia adulto e pediatria, psiquiatria adulto e urologia adulto).
Região Central
Atendimentos: Já foram realizadas 650 atendimentos mensais e estão previstas para este mês 850. No total serão 49.970 atendimentos.
Especialidade: 12 (cardiologia adulto e pediatria, endocrinologia adulto, psiquiatria adulto e pediatria, ortopedia adulto, otorrinolaringologia adulto, neurologia adulto e pediatria, hematologia adulto, dermatologia adulto e angiologia adulto).
Região Norte
Atendimento: Em dois meses, foram ofertadas 2.478, média de 1.239 atendimentos mensais. No total, 37.200 teleconsultas.
Especialidades: 10 (cardiologia adulto, otorrinolaringologia adulto, neurologia adulto, urologia adulto, nefrologia adulto, ortopedia adulto, dermatologia adulto e pediátrica, gastroenterologia adulto e psiquiatria adulto.
Região Sul
Atendimentos: Foram 1.900 teleconsultas realizadas. São ofertadas 2.500 consultas por mês, totalizando cerca de 31.580 por ano.
Os municípios que compõem o polo Caparaó – Irupi, Iúna, Muniz Freire, Alegre, São José do Calçado, Guaçuí, Ibitirama, Dores do Rio Preto, Apiacá e Bom Jesus do Norte – terão suas salas inauguradas amanhã.
Especialidades: 14 (cardiologia adulto, endocrinologia adulto e pediátrica, nefrologia adulto, ortopedia adulto e pediátrica, psiquiatria adulto e pediátrica, reumatologia adulto, urologia adulto e pediátrica, angiologia adulto, dermatologia adulto e psicologia adulto.