domingo, 25 de fevereiro de 2024

‘Novembro Azul’: Sesa reforça cuidados com a saúde do homem

 

 

O mês de novembro traz com ele a campanha de conscientização e prevenção da saúde do homem, no conhecido “Novembro Azul”. A campanha, entretanto, vai muito além do câncer de próstata, ampliando a importância do cuidado de forma integral. Nesse caminho, a Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a importância de a população masculina capixaba sobre manter uma rotina de cuidados e prevenção de doenças.

“É imprescindível que este mês seja dedicado à saúde do homem de forma integral, para criar uma rotina de cuidados que comece desde cedo, como prática de atividades físicas, adoção de uma alimentação saudável e o acompanhamento regular com exames de rotina e, desta forma, prevenirmos e diagnosticarmos ainda na fase inicial quaisquer doenças”, ressaltou a referência técnica Estadual da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorin Hamsi.

No Espírito Santo, as principais causas de internação hospitalar de homens com idade de 20 a 59 anos acontecem por causas externas (acidente de trânsito, homicídios etc.), e por doenças do aparelho digestivo e doenças do aparelho circulatório. Em 2023, de janeiro a agosto, foram 10.404 internações por causas externas; 4.815 internações por doenças do aparelho digestivo; e 3.326 internações por doenças do aparelho circulatório. Os dados preliminares são do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

Por fatores culturais, como, por exemplo, o machismo, ou mesmo por falta de informação, muitos homens optam por não conversar sobre a sua saúde. Essa dificuldade em se expor faz com que demorem para realizar exames de rotina, resultando em atraso no diagnóstico de diversas doenças.

“A importância de trabalhar a integralidade requer abordar, principalmente, os cuidados que os homens precisam ter durante toda a vida para seguir saudável e não adoecer, uma vez que estão mais envolvidos nos fatores de risco, como fatores de violências externas, ou de tabagismo, ingestão de álcool, etc.”, pontuou Lucimar Ventorin Hamsi.

Para fortalecer esse objetivo, a Sesa realizará, ao longo deste mês, palestras dedicadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde capixaba, que atuam tanto na Secretaria quanto nos municípios. “Conscientizar os profissionais que trabalham diretamente no atendimento à população se faz um ponto essencial para que possamos ter resultados importantes na saúde do homem”, salientou a referência técnica.

Dados da incidência do câncer de Próstata no Espírito Santo

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O movimento tem também como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Embora não seja a principal causa de internação e de óbitos nos homens, o câncer de próstata é, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de maior incidência entre os homens no País.

A estimativa do INCA para 2023 é de 1.740 casos de câncer de próstata no Espírito Santo. Segundo dados do Painel de Oncologia, até a primeira quinzena de outubro de 2023, foram diagnosticados no Estado 581 novos casos do câncer. Em 2022, foram 1.096 novos casos diagnosticados. Em ambos os anos, o câncer de próstata é o segundo principal câncer em homens no Estado, atrás apenas de neoplasias malignas da pele.

Em relação aos óbitos, com os dados ainda preliminares, o câncer de próstata figura como a sétima principal causa em homens no Estado em 2023, com 251 mortes pela doença. Em 2022, foi a nona principal causa, com 327 mortes. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.

Agenda de palestras no “Novembro Azul”

As palestras serão direcionadas aos profissionais da saúde da Sesa e dos municípios, e acontecerão de forma on-line ao longo do mês de novembro:

09/11 – Palestra sobre Política da Saúde do Homem (Ministério da Saúde);

15/11 – Causas Externas (Edleusa Cupertino, referência técnica em Vigilância de Acidentes e Violências da Sesa);

23/11 – Neoplasias (Luiz Fagundes, médico oncologista);

30/11 – Doenças cardiovasculares (Romildo Andrade, médico cardiologista).

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima