sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

No dia do Nutricionista, conheça o importante papel desses profissionais nas Farmácias Cidadãs Estaduais

 

O dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira (31), dia que marca homenagem aos profissionais que atuam na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação. Neste dia, a Secretaria da Saúde (Sesa) destaca a importante presença desses profissionais na Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) e nas Farmácias Cidadãs Estaduais, que há mais de 15 anos atuam no fornecimento de fórmulas nutricionais enterais de uso adulto e pediátrico.

 

O trabalho dos nutricionistas dentro das unidades das Farmácias Cidadãs engloba um conjunto de ações visando ao melhor atendimento ao usuário, permitindo que sejam esclarecidas as dúvidas e reforçada a importância da administração adequada do produto, para que o paciente alcance os resultados esperados do tratamento.

 

“Os nutricionistas são profissionais essenciais às Farmácias. Tanto na gestão quanto atuando lá na ponta, no atendimento, podemos proporcionar aos usuários um atendimento ainda mais qualificado junto ao compromisso de garantir a assistência integral à saúde”, disse a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório.

 

Nos primeiros sete meses de 2023, foram quase 17 mil atendimentos para retirada de fórmulas nutricionais nas 14 unidades das Farmácias Cidadãs no Espírito Santo. Em 2022, durante o ano todo, foram 28 mil atendimentos realizados.

 

A nutricionista da Gerência de Assistência Farmacêutica, Giuliana Rizzo, destaca que o atendimento nas farmácias, assim como o atendimento farmacêutico, acontece por agendamento e traz inúmeros benefícios ao usuário da farmácia. “Os benefícios vão desde a orientação quanto à diluição e modo de usar a fórmula, até sanar dúvidas em relação aos documentos necessários e fluxos da Farmácia Cidadã, no que tange as fórmulas nutricionais, além do entendimento de pareceres dos processos”, ressaltou a profissional.

 

“As fórmulas dispensadas pelas Farmácias Cidadãs atendem pessoas com alguma condição clínica que impeça a alimentação pela via oral e precisam ingerir os nutrientes necessários para manutenção ou recuperação do seu estado nutricional, por meio de uma sonda”, explicou a nutricionista da Geaf, Giuliana Rizzo. A profissional ressalta ainda que há também as fórmulas infantis especiais, destinadas às crianças com diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca e não podem, por algum motivo, receber o leite materno.

 

A gratificação em poder acompanhar a recuperação dos usuários que assiste diariamente na Farmácia Cidadã Estadual de Vitória, é um dos encantos com a profissão para a nutricionista Vanessa da Silva Constância. Ela conta que “o contato direto que podemos ter junto aos usuários e o aporte nutricional para a recuperação dos pacientes, mostra a fundamental importância de uma orientação e agilidade na dispensação das fórmulas nutricionais.”

 

Como ter acesso às fórmulas nutricionais

 

Para solicitar fórmulas nutricionais dispensadas pelas 14 unidades de Farmácias Cidadãs Estaduais, o usuário deverá inicialmente realizar a abertura do processo, que pode ser realizada de forma on-line ou presencialmente em uma das unidades mais próximas de sua residência.

 

Para ter acesso à abertura de processo on-line, é preciso apenas que o usuário faça o cadastro no Portal do Acesso Cidadão, do Governo do Estado. O link também é disponibilizado no site da Farmácia Cidadã Estadual, e você pode acessá-lo aqui https://acessocidadao.es.gov.br/Conta/Entrar?ReturnUrl=%2f

 

As fórmulas nutricionais são padronizadas no Estado para indivíduos que utilizam alimentação por via enteral (uso de sonda) e crianças de 0 a 24 meses com diagnóstico de Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Após a abertura do processo, os documentos são avaliados por nutricionistas de referência da Sesa/Geaf, seguindo os critérios estabelecidos em portaria estadual, no prazo máximo de 30 dias.

 

As fórmulas padronizadas estão descritas em protocolo estadual, sendo seu fornecimento condicionado aos atendimentos dos critérios estabelecidos na portaria 098-R de 13 de maio de 2021.

 

As orientações sobre os documentos e critérios para cada tipo de solicitação estão disponíveis em https://farmaciacidada.es.gov.br/dietas-e-formulas-nutricionais

 

 

 

Projeto Circulatas

 

A Secretaria da Saúde (Sesa) atua no fornecimento de fórmulas nutricionais para o tratamento de pacientes em todas as 14 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais. A maioria das fórmulas dispensada tem sua apresentação em latas e, pensando na sustentabilidade, a Gerência de Assistência Farmacêutica promove o Projeto Circulatas, que desde 2017 visa fomentar o cuidado com o descarte correto das latas de alumínio.

 

O Projeto surgiu da necessidade da Geaf a e da Sesa em adotar estratégias que sejam consonantes com os princípios e objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010). As latas retornadas são destinadas às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo.

 

Desde 2021, o projeto passou a ser regulamentado pela Portaria Nº 098-R. A partir da portaria, uma das responsabilidades do usuário é a devolução dos recipientes vazios no ato da retirada de uma nova dieta. Além disso, sob a orientação, de acordo com o termo, de que a quantidade a ser recebida no mês será equivalente à quantidade dos recipientes vazios na entrega.

 

“O usuário que atende aos critérios de fornecimento das fórmulas nutricionais, retira os recipientes em sua farmácia de referência, para o início do tratamento. Para a retirada da nova dieta, é necessário o retorno das latas que foram utilizadas anteriormente. Esse fluxo aumenta a segurança dos prescritores e o do Estado quanto ao uso adequado da fórmula fornecida, reduzindo a possibilidade de faltas ou desperdícios de produto, o que melhora a assistência, o programa e garante a correta utilização dos recursos públicos”, explica a gerente de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório.

 

 

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima