domingo, 25 de fevereiro de 2024

Mais cuidado com a pele na temporada de verão.

 

O Espírito Santo tem registrado altas temperaturas, ainda na primavera, e o verão promete ser ainda pior. Para escapar do calor extremo e do sol escaldante, os cariocas devem apostar na hidratação, mas sem deixar de lado outra precaução, também muito importante: o cuidado com a pele. Afinal, a exposição aos raios ultravioletas é nociva e pode ocasionar câncer de pele.

Apesar de campanhas alertarem para a necessidade de proteger a pele, muita gente ainda comete erros, como passar protetor solar apenas na hora de ir à praia ou piscina. O produto deve ser usado diariamente e, em casos de muita transpiração, ser aplicado mais de uma vez.

Outro equívoco costuma ser investir na proteção apenas do rosto e colo no dia a dia. Todas as áreas expostas, como braços e pernas, devem receber o produto.

Os melanomas, tipo mais raro e grave da neoplasia, podem surgir em partes expostas, ou não, ao sol, como orelhas e entre os dedos, alerta a oncologista Elisa Bouret, lembrando que o horário de maior incidência de raios danosos é entre 10 e 16 horas.

Nas pessoas negras é comum também ver lesões se desenvolverem na parte branca, como planta dos pés e nas palmas das mãos. Elas, em geral, aparecem em forma de pinta. Por isso, qualquer mancha, lesões que crescem, feridas que não cicatrizam, são um sinal de alerta para a procura de um especialista.

A oncologista clínica Thais Rauber lembra que pílulas de protetor solar chegaram ao mercado, prometendo proteger a pele “de dentro para fora”. Mas, sozinho, ela não é suficiente. “Precisamos associar o uso a opções em creme, sprays ou bastões. A cápsula apenas complementa a proteção”, ensina Thaís.

Ela recomenda protetores solar com fatores mais altos. “O FPS 60 protege 60 vezes mais a pele do que se ela estivesse sem nada. Mas o FPS 90 é mais eficaz”.

Novos tratamentos e terapias

A luz azul encontrada em lâmpadas fluorescentes, LED, smartphones, computadores e etc pode causar câncer de pele? A especialista esclarece que há evidência que a exposição à luz azul pode causar fotoenvelhecimento, porém, não existem dados que confirmem que a luz azul possa ser relacionada ao desenvolvimento de câncer de pele.

Outro fator importante a se levar em conta é que não existe uma idade ideal para dar início aos cuidados com a pele. Os danos causados pelo sol são cumulativos. Isso significa que quanto mais cedo a pessoa se expõe, maiores são as chances de ocorrerem problemas a longo prazo.

Mas existe maior risco para os mais velhos. Segundo Thais, normalmente, depois dos 50 ou 60 anos, costumam surgir lesões, geralmente em pessoas de pele mais clara. Por fim, a oncologista clínica explica que o câncer de pele é uma doença curável e as chances aumentam quando o tumor é detectado em estágio inicial.

Na última década, novos tratamentos surgiram, como terapias-alvo, imunoterapia, além da combinação de diferentes tratamentos. Segundo Elisa Bouret, “os casos precisam ser avaliados individualmente por um especialista para a indicação da melhor forma de atuação”.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima