segunda-feira, 7 de julho de 2025

​Janeiro Roxo alerta para a necessidade da detecção precoce da hanseníase

Nesta sexta-feira (31) é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data criada com o objetivo de conscientizar sobre a doença, que ainda é carregada de estigma e de discriminação. Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde acolhe e trata munícipes portadores ou com suspeita da doença através do Programa Municipal de Controle da Hanseníase.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de novos casos de hanseníase diagnosticados anualmente. Esse dado revela a necessidade de ações eficazes a fim de informar e orientar a população sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em Vila Velha, pessoas com suspeita de hanseníase devem procurar sua unidade de saúde. No local, o médico ou enfermeiro vai avaliar a queixa, realizar os testes de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil e exame físico. Se mantiver a suspeita, os pacientes serão encaminhados para as unidades de referência no tratamento da hanseníase para continuar a investigação.

Moradores atendidos na rede privada também são acolhidos. Para isso, é necessário portar a avaliação do médico ou dermatologista e entrar em contato com a unidade de saúde de referência para agendamento da consulta, pelos telefones (27) 99808-3351 (Prainha) ou (27) 99223-7683 (Paul).

Janeiro Roxo

Para promover ações de esclarecimento e conscientização sobre a hanseníase foi criada a campanha Janeiro Roxo. A iniciativa tem o intuito de fortalecer a inclusão, combater o preconceito e ampliar o acesso ao cuidado.

A doença

A hanseníase é uma doença que tem cura, mas as pessoas portadoras, além de lidarem com o diagnóstico e o tratamento, ainda lidam com o estigma das outras pessoas que tendem a isolá-los e se afastarem com medo do contágio.

O modo de transmissão da doença se dá pela convivência muito próxima e prolongada (dentro do domicilio) e é interrompida já no primeiro mês, quando o portador inicia o tratamento, e não há necessidade de isolamento. Importante destacar que, para cada 10 indivíduos expostos ao contato com o doente não tratado, apenas um pode adoecer.

Sintomas

Atente-se aos sintomas iniciais da hanseníase e procure uma unidade de saúde caso perceba algum deles: manchas claras ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade ao toque, calor ou dor; formigamento ou fraqueza muscular e dormência em extremidades como mãos e pés.

Exame dos contatos

Também é essencial que as pessoas que conviveram com doentes não tratados compareçam às unidades de saúde de referência para avaliação de contato.

Se a doença não for tratada pode levar a deficiências físicas, incapacidade de realizar atividades simples, fortes dores e amputação de membros. A hanseníase tem cura, é gratuita e fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados em Vila Velha

De acordo com o Painel e-SUS Vigilância em Saúde (VS), em 2024 foram notificados 609 casos de hanseníase no Espírito Santo e, destes, 70 em Vila Velha, sendo 32 casos em mulheres e 38 em homens.

Em 2024, 46 pacientes receberam cura, mas eles continuam sendo acompanhados conforme necessidades. Cinco abandonaram o tratamento e quatro foram transferidos para outras cidades.

Matéria relacionada

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado cada vez mais pela eficiência e agilidade nas ações de segurança pública. Em um intervalo de apenas seis

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado,

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

A Desportiva Ferroviária estreou com derrota na Vitória Cup 2025. Na noite desta quarta-feira (2), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, a Locomotiva Grená perdeu para o Banfield, da Argentina,