O Ambulatório de Especialidades do Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) iniciou, na última quinta-feira (03), o atendimento especializado em neurologia aos pacientes que receberam tratamento na unidade após terem sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A oferta dessa especialidade no ambulatório representa um avanço importante na continuidade do cuidado, proporcionando acompanhamento especializado após a alta hospitalar.
As consultas de acompanhamento são agendadas automaticamente no momento da alta e os pacientes terão um total de quatro consultas programadas nos seguintes intervalos: um mês, três meses, seis meses e um ano. Após a quarta consulta, o acompanhamento será anual no ambulatório. Esse modelo também garante a disponibilidade de vagas no HEC para novos pacientes.
A equipe do Hospital Estadual Central trabalha, para o mês de outubro, alcançar a meta de realizar 200 atendimentos. A partir de 1º de novembro, o número de atendimentos será ampliado para 400 por mês. Os pacientes atendidos também terão a oportunidade de agendar exames, como Tomografia de Crânio e Angiotomografia internamente no HEC, e o acesso a encaminhamentos para exames externos, como Ressonância Magnética de Crânio, Ecocardiograma e exames de sangue.
A coordenadora da Unidade de AVC e médica neurologista especializada em neurologia vascular, Rúbia Rasseli Sfalsini, informou que o serviço permitirá um monitoramento mais eficaz dos fatores de risco e otimização do uso de medicamentos.
“Este ambulatório tem um papel crucial no processo de acompanhamento e reabilitação dos pacientes. Após um AVC, é comum que os pacientes enfrentem dificuldades motoras, cognitivas e de fala, além de estarem em risco elevado para novos eventos vasculares. Nosso objetivo é oferecer um cuidado especializado e multidisciplinar, garantindo intervenções precoces e eficazes”, explicou a médica Rúbia Rasseli Sfalsini, que também integra o grupo de pesquisa clínica do HEC.
Ela enfatizou ainda que o ambulatório proporcionará um acompanhamento individualizado, com monitoramento da evolução clínica. “Realizaremos ajustes no tratamento preventivo conforme a resposta de cada paciente e a etiologia do AVC, diagnosticada durante a internação, visando à recuperação da qualidade de vida e à reintegração social dos pacientes”, salientou a coordenadora da Unidade de AVC.
Acompanhado da esposa Jeaciane Pimentel, o paciente Luiz Carlos Rosa, que ainda enfrenta algumas sequelas após um AVC ocorrido há alguns meses, foi o primeiro paciente a ser atendido no novo ambulatório de neurologia do HEC. Jeaciane Pimentel destacou a importância do atendimento para a recuperação do Luiz e acrescentou. “A gente se sente acolhido e com esperança de que ele melhore ainda mais”, disse.
HEC
O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) é um hospital vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e caracterizado como “porta fechada”, isto é, recebe pacientes encaminhados pelo Núcleo de Regulação do Acesso-NRA/Gerência de Regulação Ambulatorial Especializada (GRAE).
A unidade é referência estadual para atendimento de urgência e emergência de neurologia, específico para os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e neurocirurgia não oriunda de trauma. O HEC oferece, ainda, consultas ambulatoriais nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopedia, entre outras.