segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Frio piora dores crônicas e médicos alertam sobre cuidados redobrados no inverno

Com a chegada do inverno, quem tem alguma dor crônica como artrite, artrose, fibromialgia ou enxaqueca sofre dobrado. É que o frio altera a sensibilidade do organismo e gera tensão muscular, contração dos vasos sanguíneos e reduz a lubrificação das articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) mais de 30% da população sentem alguma dor crônica no Brasil.

A fisiatra Angélle Jácomo, do Centro Especializado em Hipermobilidade e Dor (CEHD), explica que, com o frio, o corpo contrai a musculatura involuntariamente em busca de calor para regular a temperatura.

“O enrijecimento muscular por longos períodos facilita o início de processos inflamatórios nos músculos e nervos. Além disso, no inverno, os desconfortos também são maiores em virtude de as terminações nervosas ficarem mais sensíveis, intensificando qualquer dor”, diz a médica.

As baixas temperaturas podem agravar doenças crônicas, principalmente cardíacas e respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos por eventos cardiovasculares aumentam até 30% durante os meses mais frios.

O cardiologista Bruno Ceotto explica que, mesmo em regiões tropicais como o Espírito Santo, as bruscas quedas de temperatura já são suficientes para desencadear complicações.

“A gente sofre de forma mais intensa os efeitos dessa redução de temperatura. Quando ela acontece de forma brusca e em períodos curtos, como agora em junho, o impacto em organismos não tão bem adaptados é ainda maior”, afirma.

De acordo com o especialista, o frio desencadeia uma série de alterações no organismo. “Ele provoca a vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial e o esforço do coração. Para quem já tem problemas cardíacos, como insuficiência, arritmia ou coronariopatias, esse mecanismo pode ser o gatilho para infartos e AVCs”, alerta.

Outro fator de risco, segundo Ceotto, é a desidratação. “Nos dias frios, sentimos menos sede e isso nos leva a beber menos água. O sangue fica mais espesso e a chance de formar coágulos também aumenta. Isso favorece eventos como trombose, infarto e derrame”, completa.

Os grupos mais vulneráveis incluem idosos com mais de 75 anos, e crianças e adultos com histórico de doenças cardíacas. A recomendação é reforçar cuidados simples.

“É fundamental se agasalhar bem, usar luvas, meias e gorros, manter a hidratação mesmo sem sede e seguir uma dieta equilibrada. Além disso, manter a rotina de exercícios – sempre bem protegido – e não abandonar o acompanhamento médico”, orienta.

A atenção deve ser redobrada aos sinais de alerta. “Falta de ar, dor no peito, palpitações, confusão mental e cansaço excessivo não podem ser ignorados. Ao notar qualquer sintoma fora do habitual, o ideal é buscar assistência médica o quanto antes”, conclui o cardiologista.

Matéria relacionada

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Após alcançar o seu principal objetivo, que era o acesso, Serra coroou a sua campanha vitoriosa com o título do Campeonato Capixaba Série B 2025. Na tarde deste sábado (11),

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas, ao defender a irmã de agressões do ex-companheiro dela. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (12) no bairro Ataíde, em

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

O título do Capixabão Série B será decidido em jogo único neste sábado (11), às 16h30, no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. A Federação de Futebol do Estado do

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Um grave acidente registrado na tarde de quinta-feira (9) deixou três mortos e quatro feridos na rodovia ES-490, no trecho entre Cachoeiro de Itapemirim e o Litoral Sul capixaba, em

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) abriu mil vagas para cinco cursos de Ensino a Distância (EAD). Serão 200 vagas disponíveis para “Marketing”,

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

O Parque Urbano Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, será o cenário da edição especial do “Vila Kids – Aventura na Duque”, neste domingo (12), em celebração ao