segunda-feira, 7 de julho de 2025

Frio piora dores crônicas e médicos alertam sobre cuidados redobrados no inverno

Com a chegada do inverno, quem tem alguma dor crônica como artrite, artrose, fibromialgia ou enxaqueca sofre dobrado. É que o frio altera a sensibilidade do organismo e gera tensão muscular, contração dos vasos sanguíneos e reduz a lubrificação das articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) mais de 30% da população sentem alguma dor crônica no Brasil.

A fisiatra Angélle Jácomo, do Centro Especializado em Hipermobilidade e Dor (CEHD), explica que, com o frio, o corpo contrai a musculatura involuntariamente em busca de calor para regular a temperatura.

“O enrijecimento muscular por longos períodos facilita o início de processos inflamatórios nos músculos e nervos. Além disso, no inverno, os desconfortos também são maiores em virtude de as terminações nervosas ficarem mais sensíveis, intensificando qualquer dor”, diz a médica.

As baixas temperaturas podem agravar doenças crônicas, principalmente cardíacas e respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, os atendimentos por eventos cardiovasculares aumentam até 30% durante os meses mais frios.

O cardiologista Bruno Ceotto explica que, mesmo em regiões tropicais como o Espírito Santo, as bruscas quedas de temperatura já são suficientes para desencadear complicações.

“A gente sofre de forma mais intensa os efeitos dessa redução de temperatura. Quando ela acontece de forma brusca e em períodos curtos, como agora em junho, o impacto em organismos não tão bem adaptados é ainda maior”, afirma.

De acordo com o especialista, o frio desencadeia uma série de alterações no organismo. “Ele provoca a vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial e o esforço do coração. Para quem já tem problemas cardíacos, como insuficiência, arritmia ou coronariopatias, esse mecanismo pode ser o gatilho para infartos e AVCs”, alerta.

Outro fator de risco, segundo Ceotto, é a desidratação. “Nos dias frios, sentimos menos sede e isso nos leva a beber menos água. O sangue fica mais espesso e a chance de formar coágulos também aumenta. Isso favorece eventos como trombose, infarto e derrame”, completa.

Os grupos mais vulneráveis incluem idosos com mais de 75 anos, e crianças e adultos com histórico de doenças cardíacas. A recomendação é reforçar cuidados simples.

“É fundamental se agasalhar bem, usar luvas, meias e gorros, manter a hidratação mesmo sem sede e seguir uma dieta equilibrada. Além disso, manter a rotina de exercícios – sempre bem protegido – e não abandonar o acompanhamento médico”, orienta.

A atenção deve ser redobrada aos sinais de alerta. “Falta de ar, dor no peito, palpitações, confusão mental e cansaço excessivo não podem ser ignorados. Ao notar qualquer sintoma fora do habitual, o ideal é buscar assistência médica o quanto antes”, conclui o cardiologista.

Matéria relacionada

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado cada vez mais pela eficiência e agilidade nas ações de segurança pública. Em um intervalo de apenas seis

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado,

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

A Desportiva Ferroviária estreou com derrota na Vitória Cup 2025. Na noite desta quarta-feira (2), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, a Locomotiva Grená perdeu para o Banfield, da Argentina,