A ansiedade é um problema de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, com a crescente pressão da vida moderna e os desafios que enfrentamos, a ansiedade pode ser ainda mais prevalente. Como, então, diminuir a ansiedade em 2024?
Existem várias estratégias naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade e promover o bem-estar mental, como meditação, aromaterapia, yoga, entre outras, segundo especialistas.
Os médicos dão cinco dicas para superar a ansiedade em 2024. Porém, antes é importante diferenciar ansiedade de transtorno ou crise de ansiedade.
Lembrando que as práticas e terapias naturais não substituem o acompanhamento médico e psicológico. Por isso, é fundamental buscar sempre ajuda de um profissional da saúde para acompanhamento e indicação do melhor tratamento.
As dicas:
1. Meditação para a calma mental
A meditação é uma prática poderosa para acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Por isso, reserve alguns minutos todos os dias para se sentar em um local tranquilo, fechar os olhos e focar na sua respiração.
A meditação para ansiedade ajuda a diminuir os pensamentos intrusivos e a aumentar a consciência do momento presente.
2. Aromaterapia para relaxamento
A aromaterapia utiliza óleos essenciais naturais que têm propriedades relaxantes e calmantes. Alguns aromas podem ser difundidos no ar, adicionados a um banho quente ou usados em óleos de massagem para aliviar a ansiedade.
3. Técnicas de respiração para reduzir o estresse
Ao respirar de um jeito controlado, começamos a mudar internamente. Isso porque mexemos com os nossos sistemas nervoso e cardíaco e mudamos nossas emoções. Dessa maneira, relaxamos e controlamos a ansiedade.
4. Yoga para a conexão corpo-mente
O yoga combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação para promover a harmonia entre corpo e mente. A prática regular de yoga pode melhorar a flexibilidade, a força e a saúde mental. Existem muitas aulas online para iniciantes e avançados.
5. Exercícios físicos e alimentação saudável
A atividade física regular é fundamental para liberar endorfinas, os hormônios do bem-estar. Além disso, uma dieta equilibrada rica em alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode fornecer os nutrientes necessários para manter a saúde mental e física.