segunda-feira, 7 de julho de 2025

Dificuldade para dormir ou acordar e cansaço constante estão relacionados à morte precoce, segundo estudo

Pessoas que lutam contra a insônia, têm dificuldades em acordar nos horários desejados ou se sentem cansadas frequentemente podem ter um risco maior de morrer mais cedo. Estes fatores estão relacionados à chamada Síndrome do Ritmo Circadiano (CircS). O ritmo circadiano é popularmente conhecido como o nosso relógio biológico e regula os ciclos de sono e vigília do corpo.

Segundo o estudo realizado por cientistas estadunidenses e chineses, pessoas que apresentam desequilíbrio do ritmo circadiano estão mais sujeitas a desenvolver condições como obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, depressão e distúrbios do sono.

A pesquisa foi conduzida pela China Health and Retirement Longitudinal Study (CHARLS) e pela National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), esta dos Estados Unidos, e publicada na revista científica Nature.

Os pesquisadores analisaram 7.637 participantes chineses, acompanhados por 9 anos, e 9.320 norte-americanos, monitorados por 15 anos. Todos de meia idade ou idosos.

Foram considerados pacientes com CircS aqueles que relatassem ao menos quatro destes sete elementos: Hipertrigliceridemia (triglicerídeos elevados, acima de 150 mg/dL); obesidade central (ou circunferência abdominal elevada); colesterol HDL baixo; hipertensão; hiperglicemia; privação de sono (definida como menos de seis horas) e sintomas depressivos.

Ao longo deste tempo, 1.463 participantes do estudo morreram por diferentes causas. Em todas, a síndrome do ritmo circadiano mostrou um índice maior, sendo associado à mortalidade por diabetes, doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Na amostra ocidental, houve relação ainda com causas como doença de Alzheimer, câncer, infecções, gripe e pneumonia.

“O CircS está fortemente associado ao aumento do risco de mortalidade. Essas descobertas ressaltam a importância de abordar as interrupções circadianas nas estratégias de saúde pública”, destaca a publicação.

O que atrapalha o ritmo circadiano?

Há múltiplos fatores relacionados à CircS, muitos deles ligados ao estilo de vida do paciente. Entre eles, estão os horários irregulares de sono, alta exposição à luz artificial durante a noite, como o uso excessivo de telas; exposição insuficiente à luz solar durante o dia, trabalho noturno ou em horários irregulares, além do uso de álcool, drogas ilícitas e consumo crônico de cafeína.

Mas há também outros fatores além das escolhas pessoais que podem prejudicar a regulação deste ciclo, como condições médicas subjacentes, ou seja, doenças que não são visíveis, e até influências ambientais.

Como melhorar o ritmo circadiano?

  • Procure definir um horário para deitar todos os dias. Cochilos longos durante o dia também podem atrapalhar o momento de dormir.
  • Antes de se deitar, troque a exposições à telas por rotinas relaxantes, como meditação ou banho morno.
  • Pratique atividades físicas.
  • Exponha-se à luz do sol assim que acordar.
  • Evite o consumo de álcool ou cafeína durante a noite.
  • Deixe o seu quarto escuro e silencioso.
  • Invista em colchão e roupas de cama confortáveis.

Matéria relacionada

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado cada vez mais pela eficiência e agilidade nas ações de segurança pública. Em um intervalo de apenas seis

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado,

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

A Desportiva Ferroviária estreou com derrota na Vitória Cup 2025. Na noite desta quarta-feira (2), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, a Locomotiva Grená perdeu para o Banfield, da Argentina,