domingo, 25 de fevereiro de 2024

Denninho quer prioridade para paciente com lúpus

 

 

Garantir o atendimento prioritário às pessoas com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 99/2023, apresentado pelo deputado Denninho Silva (União). A ideia é que esses pacientes sejam priorizados em hospitais, ambulatórios, unidades de saúde e outros estabelecimentos da rede pública e privada de saúde do estado.

 

Em documento, Denninho esclarece que o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Os sintomas podem aparecer em diferentes órgãos de forma lenta ou mais rapidamente, debilitando o paciente. Assim, o PL visa atender a demanda do estado e minimizar as situações sofridas pelos portadores dessa enfermidade.

 

O deputado considera relevante e necessária a inclusão dessas pessoas em filas preferenciais. “A presente propositura visa proporcionar melhores condições à saúde desses pacientes, para que assim possam estar menos expostas às circunstâncias que agravam a situação de dor e complicações ocasionadas por essa doença debilitante”, enfatiza.

 

O texto prevê que para a aplicação da medida nas unidades hospitalares é necessário que o paciente tenha um laudo atestado por um reumatologista da rede pública, privada ou conveniada ao Sistema único de Saúde (SUS) e carteira da associação.

 

O projeto segue tramitação pelas comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças. Caso aprovado e vire lei, os estabelecimentos terão até 60 dias para cumprimento da medida.

 

*Lúpus Eritematoso Sistêmico*

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o LES afeta o sistema imunológico, conjunto responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos.

 

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele — geralmente avermelhadas, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar — e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são afetados, o que pode levar o paciente a uma condição de extrema fraqueza.

 

A pessoa que é diagnosticada com LES pode apresentar diferentes tipos de sintomas em várias partes do corpo, por se tratar de um distúrbio do sistema imunológico responsável pela produção de anticorpos e mecanismos inflamatórios teciduais em todos os órgãos.

 

*Dia Mundial do Lúpus*

 

O Dia Mundial do Lúpus é comemorado em 10 de maio. Essa data faz parte da campanha mundial de conscientização “Maio Roxo”, cujo intuito é incentivar o diagnóstico precoce e controle da doença.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima