quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Ceratopigmentação: os riscos do procedimento feito pela influenciadora Maya Massafera para mudar a cor dos olhos

A influenciadora Maya Massafera chamou atenção ao compartilhar com seus seguidores que passou por uma cirurgia para mudar permanentemente a cor dos olhos. O procedimento, conhecido como ceratopigmentação, foi realizado na França e alterou a cor de seus olhos de castanho para verde claro. “Fazendo o olho com esse médico, que é considerado o melhor do mundo, você não consegue ver que é uma operação”, comentou Massafera em um vídeo publicado em suas redes sociais.

O oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Pedro Trés Vieira Gomes, alerta que a ceratopigmentação é uma cirurgia de alto risco, com potencial para causar complicações sérias. “Existe risco de lesões na córnea, infecções graves, dor, ardência, sensibilidade à luz, lacrimejamento persistente e dificuldade para enxergar. Em alguns casos, a cicatrização pode ser inadequada, levando à perda parcial ou total da visão, sem possibilidade de reversão”, afirma o médico.

No Brasil, o procedimento é proibido para fins estéticos. Nem o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) nem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizam sua realização com essa finalidade. A cirurgia só é permitida em situações muito específicas, como em pacientes cegos ou que apresentam leucomas (manchas brancas na córnea), sequelas de traumas ou defeitos congênitos que comprometem a estética ou a função ocular.

“A córnea é uma estrutura extremamente delicada e essencial para a visão. Qualquer intervenção nessa área precisa ser criteriosamente avaliada e acompanhada por um especialista. A ceratopigmentação é uma alternativa considerada apenas em casos extremos, como perda visual definitiva em um dos olhos, deformidades ou sintomas intensos como a fotofobia. Mesmo assim, é uma técnica arriscada, que deve ser feita por profissionais altamente qualificados”, reforça Pedro.

Outro ponto de atenção é que o pigmento aplicado na córnea pode dificultar a realização de exames oftalmológicos, como o mapeamento de retina, além de interferir na identificação e no tratamento de problemas oculares, como a catarata. “É preciso refletir se vale a pena colocar em risco a própria visão por um desejo estético. Nesses casos, os riscos superam qualquer possível benefício”, alerta o oftalmologista.

Entenda a ceratopigmentação

  • Também chamada de tatuagem da córnea, é uma cirurgia que aplica micropigmentos coloridos nas camadas internas da córnea para mudar a cor natural dos olhos.
  • Por alterar uma estrutura sensível e essencial à visão, o procedimento é considerado de alto risco, mesmo quando realizado com técnicas avançadas.
  • Pode causar complicações sérias e irreversíveis, como dor, ardência, sensação de corpo estranho, sensibilidade à luz e lacrimejamento constante.
  • Há risco de perda da visão, parcial ou total, seja no centro ou nas laterais do campo visual — inclusive com chance de evolução para cegueira permanente.
  • A pigmentação não pode ser removida: uma vez feita, a alteração na córnea é definitiva.

Matéria relacionada

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Um novo Projeto de Lei apresentado pela deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) reacendeu o debate sobre denúncias falsas no contexto das relações familiares. Protocolada em 14 de outubro, a proposta

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

A eleição da Associação de Moradores de Vale Encantado, realizada neste domingo, reuniu 754 votantes e definiu a nova diretoria que comandará a entidade nos próximos anos. A disputa contou

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

A Pega no Samba, agremiação do Bairro Consolação, Vitória (ES), com uma história relevante do nosso carnaval, será alvo de uma justa homenagem do deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia

Corrida da Cidadania da Ales alia atividade física e solidariedade

Corrida da Cidadania da Ales alia atividade física e solidariedade

O dia 23 de novembro será mais um marco na história dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Pela primeira vez, a Casa realiza uma corrida de

UnAC encerra 2025 com Silvio Meira

UnAC encerra 2025 com Silvio Meira

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) se prepara para um dos momentos mais marcantes de seu calendário institucional: a Solenidade de Encerramento do Ano Letivo de 2025, que será realizada no

Vila velha registra maior evolução no ambiente de negócios do Estado

Vila velha registra maior evolução no ambiente de negócios do Estado

Vila Velha voltou a subir a régua no cenário econômico capixaba. A nova edição do Indicador do Ambiente de Negócios (IAN) 2025, divulgado pela Findes, confirmou: o município teve a