domingo, 25 de fevereiro de 2024

Brasil registra dois casos de gripe aviária em aves silvestres no litoral do ES.

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta segunda-feira (15) a detecção do vírus da influenza aviária (H5N1) em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Os casos foram em Marataízes e em Vitória.

Em nota, a pasta diz que a notificação não afeta a condição do Brasil “como país livre” da chamada influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

“Os demais países membros da Organização Mundial da Saúde Animal não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, diz.

Foi na última quarta-feira que o Serviço Veterinário Oficial (SVO) iniciou a investigação. O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), confirmou os dois casos.

A influenza aviária – conhecida como “gripe aviária” – é altamente contagiosa e afeta sobretudo aves silvestres e domésticas. Humanos também podem ser infectados pelo vírus, principalmente por contato direto com aves infectadas vivas ou mortas. A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.

O ministério alerta que, em caso de suspeita, o serviço veterinário local deve ser acionado. Não se deve tocar e nem recolher aves doentes.

“A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo Mapa e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação de IAAP e proteger a avicultura nacional”, diz a nota.

De acordo com a pasta, o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária já notificou a OMSA a respeito da detecção. O ministro Carlos Fávaro declara estado de alerta para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para para evitar a disseminação de IAAP.

Em comunicado após a confirmação do caso, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que monitora a situação junto à Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES). Segundo a ABPA, a doença foi registrada em duas aves marinhas migratórias, e não ocorreu dentro do sistema industrial brasileiro. “Por isso, não há qualquer mudança em relação ao abastecimento interno de produtos”, afirma.

“A ABPA ressalta que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, segundo informações cientificamente respaldadas pela OMSA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente”, completa nota.

Surto de H5N1

Em março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um alerta epidemiológico sobre surtos de influenza aviária causados pelo H5N1 na Região das Américas após identificação de casos da doença em 16 países. No documento, a autoridade reforça orientações sobre vigilância e diagnóstico e recomenda o fortalecimento da vigilância de doenças respiratórias em animais e humanos.

Segundo informações da OMS, a taxa de letalidade da doença é de 53%. De 2003 a 26 de janeiro de 2023, 868 casos humanos de infecção por influenza A (H5N1) e 457 óbitos foram registrados em todo o mundo, em 21 países.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima