terça-feira, 8 de julho de 2025

Brasil continua liderando ranking de países que mais realizam cirurgia plástica no mundo

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) divulgou os resultados de sua Pesquisa de 2024 referente a 2023 e o relatório mostra um aumento geral de 5,5% nos procedimentos realizados por cirurgiões plásticos em 2023, com mais de 15 milhões de procedimentos cirúrgicos.

E a pesquisa também apontou que o Brasil continua em primeiro lugar no ranking de países que mais realizam cirurgia plástica no mundo, em seguida vem os Estados Unidos.

O cirurgião plástico, Ariosto Santos, comenta que no Brasil, em 2022 foram feitas cerca de 2,05 milhões de cirurgias plásticas e em 2023, de 2,185 milhões, portanto, houve um aumento de 9%. Trazendo os dados para o Espírito Santo, o médico explica que em 2023, foram realizadas aproximadamente 60 mil cirurgias plásticas e em 2022 foram 55 mil, o que resulta em um aumento de 10%.

Ariosto acrescenta que outro dado interessante é que o Brasil tem cerca de sete mil cirurgiões plásticos, ocupando o segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

“Já no Espírito Santo há aproximadamente 200 cirurgiões plásticos e Vitória é a capital com o maior número per capita de cirurgiões plásticos por habitantes, é uma média de um cirurgião para quatro mil habitantes”, explica o doutor.

Entre os cinco procedimentos mais realizados no país estão a lipoaspiração, cirurgia de mama, cirurgia de pálpebras, aumento de bumbum e plástica de abdômen. Mas, com relação às mamas, Ariosto explica que houve uma queda de 7% no número de implante de mamas e aumento no explante de silicone de quase 40% de 2022 para 2023.

“Sobre o aumento da questão do grande número de explantes realizados em 2023, que foi mais de 41 mil, hoje vemos que a fase em que tinha que ter a mama maior está passando e as pessoas estão buscando próteses menores. Hoje, não se vê mais com tanta frequência, pacientes pedindo, por exemplo mamas extremamente grandes, como poucos anos atrás”, salienta o cirurgião plástico.

Turismo e idade

Outros dados que Ariosto considera relevantes são os de turismo de cirurgia plástica. Por exemplo, 6% dos pacientes operados no Brasil vem do exterior. O aumento foi de 1% de 2022 para 2023.

Houve mudança nos países de origem de turistas. Em 2022, os turistas que mais vinham fazer cirurgia plástica no país, vinham dos Estados Unidos, seguido por Inglaterra e Itália. Já no ano passado, o país em que os turistas mais vieram para o Brasil foram da Argentina, seguido dos Estados Unidos e da França.

E com relação à idade, o cirurgião plástico explica que de 18 a 34 anos é a faixa etária que mais realiza cirurgia plástica, seguido da faixa de 35 a 50 anos e em terceiro lugar, as pessoas que têm de 51 a 64 anos.

“A análise dos dados revela que a maior demanda por cirurgia plástica ocorre na faixa etária de 18 a 34 anos, seguida por aqueles entre 35 e 50 anos. Interessantemente, também observamos um crescente interesse por esses procedimentos entre as pessoas de 51 a 64 anos, indicando uma ampla aceitação da cirurgia plástica em diferentes etapas da vida”, conclui o cirurgião plástico.

Matéria relacionada

Chuva do início de julho já supera a média do mês em cidades do ES

Chuva do início de julho já supera a média do mês em cidades do ES

A frente fria que atingiu o Sudeste brasileiro na última semana e trouxe chuva, sobretudo, para as áreas litorâneas, inclusive do Espírito Santo, fez com que o Estado capixaba tivesse,

Foragido por assassinato na Bahia mata homem a pauladas no meio da rua no ES

Foragido por assassinato na Bahia mata homem a pauladas no meio da rua no ES

Um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio na Bahia é suspeito de matar um homem a pauladas em uma rua do bairro Beira Rio, em Nova Venécia,

Morre o pastor Gedelti Gueiros, presidente e fundador da Igreja Maranata

Morre o pastor Gedelti Gueiros, presidente e fundador da Igreja Maranata

A Igreja Cristã Maranata comunicou, na manhã deste sábado (5), a morte do seu fundador, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, aos 93 anos. A entidade é uma denominação evangélica

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *