Dezembro Vermelho é uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Ao longo deste mês, o município realizará diversas ações educativas para ampliar o acesso à informação, sensibilizar a população e fortalecer a qualificação das equipes dos serviço da rede de atendimento.
Nesta quarta-feira (3) e no dia 8 de dezembro, às 9 e às 14 horas, respectivamente, vai acontecer a palestra “Sexualidade da Pessoa Idosa e HIV/Aids”, no Centro de Convivência do Idoso de Cocal.
Na quinta-feira (4), a ação será realizada no CAPS ad, no Centro, e na sexta-feira (5), também às 9 horas, a palestra será voltada ao grupo de mulheres da Unidade de Saúde de Dom João Batista.
Já no dia 11, às 15h30, a ação será realizada no Centro de Referência da Juventude de São Torquato, no dia 12, às 9 horas, no Centro POP e, encerrando a agenda, no dia 13 de dezembro, às 9 horas, a palestra vai acontecer no projeto Poliferia, em Divino Espírito Santo.
As palestras serão ministradas pela assistente social Gercilene Ramos de Menezes e pela psicóloga Rita Paula Galvão, direcionadas a diferentes públicos, incluindo idosos. A atenção a esse grupo é fundamental: segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021 o número de pessoas idosas que testaram positivo para o vírus quadruplicou.
Atendimento
Em Vila Velha, todas as Unidades de Saúde oferecem diariamente testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. A população também pode procurar espontaneamente o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/Aids e Hepatites Virais (CTA), que funciona de segunda a sexta-feira no prédio da Secretaria de Saúde, no bairro Olaria.
A testagem é recomendada após qualquer situação de risco, como relação sexual sem proteção ou acidentes com objetos perfurocortantes. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maior a eficácia do tratamento.
O CTA realiza atendimento sigiloso, com diagnóstico, orientação e acompanhamento por equipe multiprofissional. Em caso de resultado positivo, o usuário é encaminhado para os Serviços de Atenção Especializada (SAE).
A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, destaca a importância de levar informação à população, ferramenta fundamental para orientar, reduzir riscos e incentivar a busca por cuidados.
“O diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento e garantir qualidade de vida ao paciente, e isso só é possível quando a informação chega a todos de forma clara e acessível”, afirma.