domingo, 14 de dezembro de 2025

Mais 29 municípios do ES vão receber a vacina contra a dengue

 

O Ministério da Saúde ampliou o número de municípios que poderão aplicar a vacina contra a dengue em vários estados brasileiros. No Espírito Santo, além dos 23 já contemplados, outros 29 serão receberão as doses.

Segundo o ministério, a ampliação segue os critérios estabelecidos da distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

Os novos municípios fazem parte da região “central-norte” do Estado. O público alvo não mudou: crianças de 10 a adolescentes de 14 anos. O fato é que, assim como em todo o país, a adesão à vacina tem sido abaixo do esperado no estado. No Espírito Santo, a cobertura vacinal está em 18%, A meta que é de 90%.

Ações de incentivo à imunização foram realizadas, como, por exemplo, a vacinação nas escolas e sem agendamento. Porém, não surtiram tanto efeito. No Brasil, até agora, mais de 1,2 milhão (1.235.119) de doses foram distribuídas aos municípios, e menos da metade foi aplicada (534.631).

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o número de municípios atendidos para evitar que doses não aplicadas sejam descartadas. De acordo com o governo, em todo o país, 668 mil doses estão próximas do vencimento.

Os lotes em que a data de vencimento é em 30 de abril, terão prioridade na redistribuição.

Público-alvo

O Ministério da Saúde definiu a faixa etária de 10 a 14 anos como público-alvo da vacinação porque as hospitalizações por dengue são mais frequentes nessas idades. A vacina foi desenvolvida por um laboratório japonês.

Ela foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e incorporada ao Plano Nacional de Imunização. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante gratuitamente.

A secretaria estadual da Saúde informou que aguarda orientações técnicas do ministério para operar a logística de transporte das doses.

Cabe a cada município definir a estratégia de imunização. Alguns, como Vitória, só atende por agendamento, já outros, como Cariacica, é por livre demanda. Portanto, a dica é buscar informações na unidade de saúde mais próxima de casa.

Enquanto a vacinação caminha a passos lentos, os casos de dengue seguem em ritmo acelerado. Apenas em 2024, no Espírito Santo, são mais de 100 mil (104.151) notificações da doença e 15 mortes.

Veja, abaixo, a lista das cidades nos Espírito Santo que vão receber doses da vacina contra dengue na redistribuição:

Linhares;

Barra de São Francisco;

São Mateus;

Colatina;

Nova Venécia;

São Gabriel da Palha;

Ecoporanga;

Agua Doce do Norte;

Jaguaré;

Sooretama;

Mantenópolis;

Pancas;

Baixo Guandu;

Ponto Belo;

Pinheiros;

Montanha;

São Domingos do Norte;

Pedro Canário;

Rio Bananal;

Conceição da Barra;

Boa Esperança;

Vila Valério;

Águia Branca;

Vila Pavão;

Mucurici;

Governador Lindenberg;

São Roque do Canaã;

Alto Rio Novo;

Marilândia;

Vila Velha;

Serra;

Cariacica;

Vitoria;

Guarapari;

Afonso Cláudio;

Viana;

Laranja da Terra;

Fundão;

Itaguaçu;

Santa Leopoldina;

Domingos Martins;

Santa Teresa;

Venda Nova do Imigrante;

Santa Maria de Jetibá;

Ibatiba;

Brejetuba;

Marechal Floriano;

Conceição do Castelo;

Itarana;

Aracruz;

João Neiva;

Ibiraçu.

Matéria relacionada

Servidora do INSS suspeita até de aposentar morto em fraude de R$ 200 mil

Servidora do INSS suspeita até de aposentar morto em fraude de R$ 200 mil

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Illicitus, para desarticular um esquema de fraudes na concessão de benefícios previdenciários, no Espírito Santo. Foram cumpridos cinco mandados de busca

Mais de 600 professores aprovados em concurso são nomeados para atuarem em Cariacica

Mais de 600 professores aprovados em concurso são nomeados para atuarem em Cariacica

Mais de 600 professores aprovados no Concurso Público, Edital nº01/2024 , foram nomeados para atuarem na rede municipal de ensino de Cariacica. As nomeações foram divulgadas no Diário Oficial de

Regulamentada lei que proíbe fogos de artifício com estampido em todo o ES

Regulamentada lei que proíbe fogos de artifício com estampido em todo o ES

O Governo do Estado do Espírito Santo publicou, na última terça-feira (09), o Decreto nº 6.257-R/2025, que regulamenta a Lei Estadual nº 11.703/2022 que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, queima e

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

A greve de ônibus, que poderia acontecer no Espírito Santo a partir desta quinta-feira (11), está cancelada. Em assembleia, realizada nesta quarta-feira, os rodoviários aceitaram a proposta de reajuste salarial

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

A gestão de Cariacica segue acumulando reconhecimentos pela qualidade, integridade e compromisso com a transparência. Nesta quarta-feira (10), o município recebeu mais um Selo Diamante, desta vez concedido pelas entidades

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Um polo de inovação que terá atividades por toda a cidade foi lançado em Vila Velha na 28ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *