domingo, 15 de fevereiro de 2026

Mais 29 municípios do ES vão receber a vacina contra a dengue

 

O Ministério da Saúde ampliou o número de municípios que poderão aplicar a vacina contra a dengue em vários estados brasileiros. No Espírito Santo, além dos 23 já contemplados, outros 29 serão receberão as doses.

Segundo o ministério, a ampliação segue os critérios estabelecidos da distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

Os novos municípios fazem parte da região “central-norte” do Estado. O público alvo não mudou: crianças de 10 a adolescentes de 14 anos. O fato é que, assim como em todo o país, a adesão à vacina tem sido abaixo do esperado no estado. No Espírito Santo, a cobertura vacinal está em 18%, A meta que é de 90%.

Ações de incentivo à imunização foram realizadas, como, por exemplo, a vacinação nas escolas e sem agendamento. Porém, não surtiram tanto efeito. No Brasil, até agora, mais de 1,2 milhão (1.235.119) de doses foram distribuídas aos municípios, e menos da metade foi aplicada (534.631).

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o número de municípios atendidos para evitar que doses não aplicadas sejam descartadas. De acordo com o governo, em todo o país, 668 mil doses estão próximas do vencimento.

Os lotes em que a data de vencimento é em 30 de abril, terão prioridade na redistribuição.

Público-alvo

O Ministério da Saúde definiu a faixa etária de 10 a 14 anos como público-alvo da vacinação porque as hospitalizações por dengue são mais frequentes nessas idades. A vacina foi desenvolvida por um laboratório japonês.

Ela foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e incorporada ao Plano Nacional de Imunização. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante gratuitamente.

A secretaria estadual da Saúde informou que aguarda orientações técnicas do ministério para operar a logística de transporte das doses.

Cabe a cada município definir a estratégia de imunização. Alguns, como Vitória, só atende por agendamento, já outros, como Cariacica, é por livre demanda. Portanto, a dica é buscar informações na unidade de saúde mais próxima de casa.

Enquanto a vacinação caminha a passos lentos, os casos de dengue seguem em ritmo acelerado. Apenas em 2024, no Espírito Santo, são mais de 100 mil (104.151) notificações da doença e 15 mortes.

Veja, abaixo, a lista das cidades nos Espírito Santo que vão receber doses da vacina contra dengue na redistribuição:

Linhares;

Barra de São Francisco;

São Mateus;

Colatina;

Nova Venécia;

São Gabriel da Palha;

Ecoporanga;

Agua Doce do Norte;

Jaguaré;

Sooretama;

Mantenópolis;

Pancas;

Baixo Guandu;

Ponto Belo;

Pinheiros;

Montanha;

São Domingos do Norte;

Pedro Canário;

Rio Bananal;

Conceição da Barra;

Boa Esperança;

Vila Valério;

Águia Branca;

Vila Pavão;

Mucurici;

Governador Lindenberg;

São Roque do Canaã;

Alto Rio Novo;

Marilândia;

Vila Velha;

Serra;

Cariacica;

Vitoria;

Guarapari;

Afonso Cláudio;

Viana;

Laranja da Terra;

Fundão;

Itaguaçu;

Santa Leopoldina;

Domingos Martins;

Santa Teresa;

Venda Nova do Imigrante;

Santa Maria de Jetibá;

Ibatiba;

Brejetuba;

Marechal Floriano;

Conceição do Castelo;

Itarana;

Aracruz;

João Neiva;

Ibiraçu.

Matéria relacionada

Criança de 3 anos internada com meningite B em hospital de Vila Velha

Criança de 3 anos internada com meningite B em hospital de Vila Velha

Conhecida por sua evolução rápida e pela gravidade, a meningite B teve um caso confirmado em uma criança de três anos internada no Espírito Santo. Médicos ouvidos pela reportagem explicaram

Carnaval 2026: blocos de rua embalam folia e movimentam Vitória

Carnaval 2026: blocos de rua embalam folia e movimentam Vitória

A atmosfera carnavalesca continua dominando Vitória. Nos próximos dias, as vias da cidade seguem tomadas por blocos, cores, sons e encontros que convertem a rotina em celebração e fortalecem o

Jovem morre em acidente entre carro e caminhão em Vila Velha

Jovem morre em acidente entre carro e caminhão em Vila Velha

Um jovem de 19 anos morreu após um acidente entre uma moto e um caminhão no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (13). A vítima

Após última rodada da 1ª fase, confrontos das quartas de final do Capixabão são definidos

Após última rodada da 1ª fase, confrontos das quartas de final do Capixabão são definidos

A última rodada da fase de classificação do Capixabão teve emoção até o último apito. Foram cinco jogos disputados no mesmo horário e resultados que definiram os confrontos das quartas

Procon-ES alerta consumidores sobre golpes e cuidados com pagamentos durante o Carnaval

Procon-ES alerta consumidores sobre golpes e cuidados com pagamentos durante o Carnaval

O Carnaval é marcado por grande circulação de pessoas, festas e eventos em todo o país. Nesse período, além da atenção com produtos e serviços, os consumidores também precisam redobrar

Ceturb-ES realiza programação de ônibus para segunda semana dos desfiles de Carnaval de Vitória

Ceturb-ES realiza programação de ônibus para segunda semana dos desfiles de Carnaval de Vitória

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) preparou uma programação especial com linhas especiais entre a madrugada de sábado (14) e a madrugada de domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *