quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Mais 29 municípios do ES vão receber a vacina contra a dengue

 

O Ministério da Saúde ampliou o número de municípios que poderão aplicar a vacina contra a dengue em vários estados brasileiros. No Espírito Santo, além dos 23 já contemplados, outros 29 serão receberão as doses.

Segundo o ministério, a ampliação segue os critérios estabelecidos da distribuição dos primeiros lotes: Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

Os novos municípios fazem parte da região “central-norte” do Estado. O público alvo não mudou: crianças de 10 a adolescentes de 14 anos. O fato é que, assim como em todo o país, a adesão à vacina tem sido abaixo do esperado no estado. No Espírito Santo, a cobertura vacinal está em 18%, A meta que é de 90%.

Ações de incentivo à imunização foram realizadas, como, por exemplo, a vacinação nas escolas e sem agendamento. Porém, não surtiram tanto efeito. No Brasil, até agora, mais de 1,2 milhão (1.235.119) de doses foram distribuídas aos municípios, e menos da metade foi aplicada (534.631).

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o número de municípios atendidos para evitar que doses não aplicadas sejam descartadas. De acordo com o governo, em todo o país, 668 mil doses estão próximas do vencimento.

Os lotes em que a data de vencimento é em 30 de abril, terão prioridade na redistribuição.

Público-alvo

O Ministério da Saúde definiu a faixa etária de 10 a 14 anos como público-alvo da vacinação porque as hospitalizações por dengue são mais frequentes nessas idades. A vacina foi desenvolvida por um laboratório japonês.

Ela foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e incorporada ao Plano Nacional de Imunização. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante gratuitamente.

A secretaria estadual da Saúde informou que aguarda orientações técnicas do ministério para operar a logística de transporte das doses.

Cabe a cada município definir a estratégia de imunização. Alguns, como Vitória, só atende por agendamento, já outros, como Cariacica, é por livre demanda. Portanto, a dica é buscar informações na unidade de saúde mais próxima de casa.

Enquanto a vacinação caminha a passos lentos, os casos de dengue seguem em ritmo acelerado. Apenas em 2024, no Espírito Santo, são mais de 100 mil (104.151) notificações da doença e 15 mortes.

Veja, abaixo, a lista das cidades nos Espírito Santo que vão receber doses da vacina contra dengue na redistribuição:

Linhares;

Barra de São Francisco;

São Mateus;

Colatina;

Nova Venécia;

São Gabriel da Palha;

Ecoporanga;

Agua Doce do Norte;

Jaguaré;

Sooretama;

Mantenópolis;

Pancas;

Baixo Guandu;

Ponto Belo;

Pinheiros;

Montanha;

São Domingos do Norte;

Pedro Canário;

Rio Bananal;

Conceição da Barra;

Boa Esperança;

Vila Valério;

Águia Branca;

Vila Pavão;

Mucurici;

Governador Lindenberg;

São Roque do Canaã;

Alto Rio Novo;

Marilândia;

Vila Velha;

Serra;

Cariacica;

Vitoria;

Guarapari;

Afonso Cláudio;

Viana;

Laranja da Terra;

Fundão;

Itaguaçu;

Santa Leopoldina;

Domingos Martins;

Santa Teresa;

Venda Nova do Imigrante;

Santa Maria de Jetibá;

Ibatiba;

Brejetuba;

Marechal Floriano;

Conceição do Castelo;

Itarana;

Aracruz;

João Neiva;

Ibiraçu.

Matéria relacionada

Aquicultura capixaba aposta no cultivo de camarão gigante em água doce

Aquicultura capixaba aposta no cultivo de camarão gigante em água doce

Quando se fala em aquicultura no Espírito Santo, a imagem mais comum costuma ser a de peixes cultivados em tanques ou barragens. Mas a realidade capixaba guarda uma curiosidade pouco

Governo e Vale estão próximos de acordo sobre renovação de concessões de ferrovias, diz ministro

Governo e Vale estão próximos de acordo sobre renovação de concessões de ferrovias, diz ministro

A negociação entre governo Lula e Vale sobre a renovação das ferrovias Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) “andou um pouco” e o acordo está

Obras do Morro do Moreno avançam em várias frentes de trabalho

Obras do Morro do Moreno avançam em várias frentes de trabalho

Iniciadas em 2025, as obras de infraestrutura do Morro do Moreno estão sendo executadas em várias frentes. O trabalho neste momento compreende a pavimentação e a drenagem da via principal

Câmeras com inteligência artificial instaladas na BR-101 para reforçar a segurança viária

Câmeras com inteligência artificial instaladas na BR-101 para reforçar a segurança viária

A Ecovias Capixaba implantou duas câmeras de alta resolução com inteligência artificial (IA) na BR-101 ES/BA, sendo uma no trecho Norte e uma no trecho Sul. A tecnologia, inédita entre

Janeiro registrou 51 roubos de bikes elétricas no ES

Janeiro registrou 51 roubos de bikes elétricas no ES

A crescente circulação das bikes elétricas pelas ruas do Espírito Santo tem chamado a atenção dos criminosos. De janeiro de 2023 a janeiro deste ano, foram 482 furtos e roubos

Incêndio de grandes proporções atinge centro logístico em Viana

Incêndio de grandes proporções atinge centro logístico em Viana

Um incêndio de grandes proporções atinge um centro logístico no bairro Canaã, em Viana, na manhã deste sábado (7). No local, há galpões do supermercados BH e de empresas de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *