sábado, 22 de fevereiro de 2025

Vacinação contra dengue já pode ser aplicada em adolescentes até 14 anos no ES

 

Os 23 municípios que estão aplicando a vacina contra a dengue no Espírito Santo já podem ampliar a oferta do imunizante para adolescentes até 14 anos.

Com a ampliação, o grupo de crianças de 10 a 14 anos contemplado com a vacinação na Região Metropolitana de Saúde (grupo de cidades criado pela Secretaria estadual de Saúde) passa a ter 145.718 pessoas. O estado recebeu 58.530 doses da vacina.

A Nota Técnica Nº12/2024 com a publicação da ampliação do grupo foi encaminhada pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (7).

Anteriormente, o Ministério da Saúde, de acordo com definições do Programa Nacional de Imunizações (PNI), recomendou que o início da vacinação se desse de forma escalonada, em virtude da escassez de doses no País, começando pela faixa etária de 10 a 11 anos.

Entretanto, buscando dar maior celeridade à vacinação, o órgão federal orienta a ampliação da faixa etária em todos os municípios já contemplados com as doses, visando ao aumento da cobertura vacinal.

A Secretaria da Saúde informou que já encaminhou a normativa aos municípios capixabas que estão contemplados neste primeiro momento de vacinação. Os municípios estão orientados a realizar a ampliação já a partir desta quinta-feira (7).

Dengue em crianças de 10 a 14 anos

No Espírito Santo, até a manhã desta quinta-feira (7), foram aplicadas 11.840 doses da vacina contra a dengue, apresentando uma cobertura de 20,23% da população de 10 a 11 anos residentes da região Metropolitana de Saúde, de um total de 58.525 crianças.

Em relação ao número de casos da doença, foram notificados 2.828 casos de dengue em crianças de 10 a 14 anos, sendo confirmados 1.065 casos. Em relação aos óbitos, dos seis já confirmados pela doença no estado, um é de uma criança de 10 anos.

O Espírito Santo recebeu a primeira remessa das vacinas Qdenga (TAK-003), imunizante contra a dengue, no dia 22 de fevereiro, para imunização de crianças de 10 e 11 anos. Ao todo, foram 58.530 doses, distribuídas entre 23 cidades capixabas (veja lista na reportagem) em alerta para a doença.

No dia 20 de fevereiro, o governo do Espírito Santo decretou estado de emergência em decorrência da gravidade e alta de casos.

Inicialmente, de acordo com o Ministério da Saúde, a previsão era que as vacinas chegariam apenas em meados de março de 2024 ao estado em apenas 20 cidades capixabas. No entanto, devido à gravidade do cenário, houve uma antecipação e também foram incluídos os municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na