Após passar um transplante de rim no último dia 10 de janeiro, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, teve alta da UTI do Hospital Meridional, na mesma cidade, nesta segunda-feira (20). O rim foi doado pelo próprio irmão, Gabriel Sampaio.
Por meio de uma rede social, a esposa do prefeito, Camila Rodrigues, divulgou a informação da alta. Na publicação, ela disse que foram dias desafiadores, mas que pôde sentir o cuidado e a fidelidade de Deus em cada um desses momentos.
Ela ainda agradeceu pelas orações e mensagens de conforto que o casal recebeu durante o período da internação.
O urologista Claudio Borges, que faz parte da equipe de transplante renal da Rede Meridional e que também realizou a cirurgia do prefeito de Cariacica, informou que o procedimento foi um sucesso.
“Realizamos um transplante com doador vivo que aconteceu sem intercorrências. O doador foi o irmão, que teve alta dois dias após a operação e Euclério, 11 dias após. O novo rim funcionou dentro do esperado, e o prefeito e seu irmão estão muito bem”, explicou o especialista.
Após a alta, em casa, o prefeito precisa ter os cuidados habituais pós-operatórios, com repouso de atividades físicas intensas. Ainda precisa manter vigilância, através do acompanhamento com consultas periódicas com as equipes de urologia e de nefrologia, com os retornos programados. Todos esses cuidados contribuem para o completo sucesso de todo procedimento de transplante.
Borges lembra que o paciente transplantado renal tem uma sobrevida maior e qualidade de vida melhor do que o paciente em diálise. Sua rotina é mais livre, assim como os cuidados em relação a alimentação são mais simples do que no tratamento dialítico. O que permite um convívio social pleno.
O médico enfatiza sobre a importância da doação de órgãos, “Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. O gesto de familiares de se prontificarem a ajudar, a fazerem os testes de compatibilidade, pode salvar a vida dos receptores, dos seus entes queridos”, concluiu.
Na última quarta-feira (15), Euclério chegou a receber a visita do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e do vice-governador, Ricardo Ferrraço.